domingo, 8 de agosto de 2010

O ATAQUE AOS EUA

O ATAQUE AOS EUA

Jorge Tadeu da Silva
Numa espantosa ação coordenada, e tendo como armas grandes jatos comerciais seqüestrados - carregados de combustível -, terroristas lançaram no dia 11 de setembro de 2001, um gigantesco e devastador ataque contra os Estados Unidos.
Às 08h45min, um Boeing 767-200 da United Airlines - que decolara de Boston às 7h59 para o vôo 175, rumo a Los Angeles, com 65 passageiros e nove tripulantes a bordo - foi desviado e se chocou contra a torre sul do World Trade Center, em Nova York. Pouco depois, às 9h03min, um segundo Boeing 767-200, da American Airlines - que partira de Boston às 8h10 para o vôo 11, rumo a Los Angeles, com 92 pessoas a bordo - atingiu a torre norte do World Trade Center, diante das câmeras de TV.
Às 9h40 ocorreu o ataque ao Pentágono. Em Washington, um outro jato da American Airlines (um Boeing 757) chocou-se com instalações do Pentágono, nas proximidades da área de pouso de helicópteros. Faria o vôo 77, do Aeroporto de Dulles a San Francisco, com 58 passageiros e 11 tripulantes. Parte de um dos edifícios do Pentágono ficou muito danificada. Em seguida, as autoridades determinaram a evacuação da Casa Branca, Capitólio e Departamento de Estado
A exemplo das armas usadas - Boeings 767 e 757 da American e United Airlines, as duas maiores empresas aéreas americanas - os alvos escolhidos para a horripilante seqüência de atentados não poderiam ser mais simbólicos do poderio econômico e militar dos EUA: as torres gêmeas World Trade Center, de 110 andares, no coração do distrito financeiro de Nova York, que desabaram menos de uma hora depois de serem atingidas nos andares superiores por dois aviões, com 18 minutos de intervalo; e o Pentágono, a sede do Ministério da Defesa e do comando das forças armadas do país, nos arredores de Washington.
Os atentados foram atribuídos à rede Al-Qaeda, de Osama Bin Laden, um terrorista que há cinco anos morava nas montanhas do Afeganistão. Naquela que foi chamada "cruzada contra o terror" pelo presidente americano George W. Bush, foi ordenado um ataque que devastou o país do centro-oeste asiático, na operação militar batizada de "Liberdade Duradoura", sem sucesso na captura do líder da Al-Qaeda.

PENTÁGONOWCT

.
Fatos  históricos relatados anteriormente
.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário