quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Religião e moda…convivência possível?

Religião e moda, convivência possível?
A religião e a moda parecem  conceitos tão diferentes que pelo menos para mim associá-los resulta complexo. Mas nada mais longe da realidade; uma religião implica crer, ter fé…e todos cremos em algo (ainda que esse algo seja “nada”)!
O mundo da moda tem apresentado em mais de uma ocasião sobre a passarelle o mundo religioso e muitas manequins e estilistas, apesar do “frívolo” ambiente no que se movem, são crentes acérrimos de diferentes religiões. Este é o caso da Miranda Kerr sobre a que li um artigo há pouco tempo no que se assegurava que era budista!

Religião e moda, convivência possível?
Não sei porquê me surpreende tanto, a verdade. No mundo do cinema os actores e directores religíosos são muitíssimos. Quem não sabe que Richard Gere é budista? ou que Mel Gibson é um acérrimo católico? Pois, no mundo da moda igual, embora sobre a vitrina que constitui uma passarelle muitas vezes os estilistas apenas procuram despertar interesse, gerar comentários, criar polémica.
Religião e moda, convivência possível?
As primeiras fotos correspondem à nova colecção para Primavera-Verão da Lydia Delgado. A estilista espanhola apresentou em Cibeles as suas novas propostas nas que o acessório indispensável foram os crucifixos. Estes símbolos religiosos cristãos combinavam-se à perfeição com os sóbrios designs da catalana. Neste caso Lydia, mais que expressar a sua fé, pretendia chamar a atenção..
Porém não foi a primeira em subir o tema religioso à passarelle. David Delfín apresentou há uns anos uma polémica colecção nas que as manequins levavam uma burka.  Aquilo foi comentado por todo tipo de meios durante semanas e ainda na actualidade todos recordamos isto perfeitamente.
Religião e moda, convivência possível?
E é que não sou a única à que lhe choca a relação entre religião e moda; uma polémica servida e da que se tem falado, da que se fala e se seguirá falando muito tempo, porque as incógnitas são muitas e dificilmente podem ser esclarecidas. Como por exemplo…pode uma crente budista desfilar em lingerie?
Religião e moda, convivência possível?
Devo reconhecer que tive dificuldade em encontrar uma foto da manequim australiana Miranda Kerr em que saísse vestida. É uma das manequins de lingerie melhor pagadas, um dos anjos da Victoria´s Secret e também, adepta ao budismo de Nichiren Daishonin. Definitivamente moda (mesmo a interior) e religião podem conviver…não acreditas?

Nenhum comentário:

Postar um comentário