terça-feira, 31 de agosto de 2010

ESTUPRO, A NOVA ONDA DE TRANSAR

Cristiana era uma menina como muitas outras, bonita, tímida e com um sorriso capaz de quebrar qualquer coração. Só que ela estava interessada somente em um. Fabiano era o cara mais doce que ele tinha conhecido na sua vida. Ele a encorajava, fazia ela rir e aparentemente entendia quando as coisas não iam tão bem em casa, especialmente depois de mais um daqueles famosos argumentos com a mãe dela. Ela queria estar sempre com ele. E eles eram da mesma igreja, esse era mais um lugar onde eles podiam estar juntos e mais uma razão pra nunca faltar um culto.
Eles começaram devagar no seu relacionamento. Só pegando um refrigerante, batendo papo pelo telefone, mas, desde aquele começo , as coisas progrediram. Eles começaram a andar de mãos dadas e se beijar. Nada que pode ser considerado tão errado, além daquelas vezes que eles não seguraram a onda e acabaram indo mais longe do que queriam. Cristiana ainda era virgem e tinha planos de ficar assim até casar. E aqueles momentos em que eles passaram das linhas e Fabiano começou passar a mão, a deixava nervosa. Isto não era o que ela queria. Depois de ouvir tantas mensagens sobre pureza e sobre esperar, ela sabia o que era certo e errado, mas, o que ela podia fazer. Aparentemente, Fabiano gostava de estar abraçando e beijando ela, e não parecia ficar constrangido pelas suas ações. Ela não queria deixar ele chateado ou triste, então quando possível, fugia, e quando não podia, deixava rolar, mas tentando controlar o momento. Até um domingo em que os pais de Fabiano foram viajar, e ele convidou Cristiana pra passar lá na casa dele e assistir um filme. Ela não sentiu nada de advertência em sua consciência pois eles já tinham assistido a vários filmes juntos, e depois de seis meses namorando, não era muita coisa que deixava ela constrangida.
Cristiana chegou lá um pouco cedo, ansiosa pra ver Fabiano. Como ele fazia o coração dela pular. Depois de tomar um suco, eles foram para a sala de estar assistir o filme. Fabiano colocou o seu braço sobre ela e puxou ela para mais perto dele. Ela gostava de sentir os braços dele, musculosos e grandes em comparação aos dela. Como ela se sentia segura naqueles braços, como se nada pudesse machuca-lá. O filme era bom, mas obviamente, Fabiano tinha outras coisas na sua mente, e começou beijar Cristiana. Ela devolveu os beijos pois já estavam acostumados de fazer isso, e ela até gostou. Mas, Fabiano queria mais, e começou a tentar colocar as suas mãos nas áreas aonde não devia, e também fazia ela tocar nele.
Inicialmente ela resistiu e falou que não gostou e não queria, mas Fabiano não estava escutando, e continuou com mais força, deixando ela sem saber o que fazer, mas sabendo que a força dela nem chegava perto de segurá-lo. Esperando que ele fosse cansar deste jogo rapidamente, ela fechou seus olhos, fingindo estar num outro lugar, qualquer lugar que não fosse ali. O que aconteceu depois ela não esperava, Fabiano começou tirar suas roupas, e não importava quantas vezes ela implorasse que ele não fizesse, ele continuava falando algo sobre amor, forçando tanto ela falando de tanto que ele a amava, que não podia se controlar mais, e bem aí, no sofá da sala de estar da casa dos seus pais, Fabiano estuprou Cristiana.
Esta história não é verídica no sentido de ter acontecido assim entre alguém chamado Cristina e Fabiano, mas, é muito real, pelo fato disso acontecer muito no mundo do namoro (56% dos estupros acontecem dentro do relacionamento de namoro). Um dos maiores problemas tratando de uma situação dessa, é que muitos têm receio em chamar isso de estupro por que aconteceu no namoro. Até a moça não sabe o que fazer. Ela nem esperava por isso, mas rolou. E agora, vai contar pra alguém? Pode contar pra alguém? Será que as pessoas vão acreditar nela ou vão culpar ela? Será que ela não é pelo menos um pouco responsável por deixar rolar tanta coisa sem tentar parar?
A primeira coisa que eu quero deixar bem claro, é que alguém estuprado ou violentado de qualquer maneira, fisicamente ou sexualmente, nunca é o culpado. Mesmo a moça levando o rapaz até a beira do ato (que não devia, mas deixa pra lá), na hora em que a moça não quer, e pede pra parar, acabou o jogo. Ele não pode tomar nem mais um passo sem que isso seja considerado uma violação da pessoa. Não importa se é seu namorado, seu tio, um amigo, uma amiga, seu pai, etc. Ninguém tem o direito de colocar as mãos sobre seu corpo sem sua permissão e sem casar contigo. Muitas vezes o culpado quer jogar a culpa sobre a vítima, mas isso não passa de uma mentira. Aquele que faz é culpado. É uma coisa dar algo para alguém e acabar perdendo, e outra, completamente diferente, é quando você perde algo que foi tirado de ti. Isto nós chamamos de roubo e no caso do sexo, estupro.
Estupro, como geralmente imaginamos, é algo feito através de força física, mas, estupro pode ser algo que envolve manipulação ou imposição, tanto física quanto emocional. E essa é a tática mais comum entre pessoas que já se conhecem. Uma pressão colocada em cima do outro pra tentar conseguir o que está desejando. Táticas emocionais podem incluir ameaças de “não gostar mais de ti” ou “te largar”, te chamando de nomes, falando que “se você amasse de verdade, você faria”, ou que “você é o responsável, você que trouxe esta situação” (especialmente quando o clima já estava ficando quente), “eu sei que você quer” ou ameaças a sua reputação, falando pros outros que você fez com ele, mesmo se ainda não tiver feito.
A complicação desse tipo de violação é que a maioria das vítimas não sabe o que pensar e não sabe se pode chamar de estupro pois conhece bem a pessoa. Geralmente um encontro desse está colocado numa prateleira chamada “erro” e a própria pessoa violada vive com o peso do evento, e pode carregar pra sempre um sentimento de culpa e danos emocionais.
Meu amigo, infelizmente isso é comum de mais, e até mesmo dentro das nossas igrejas. Só de saber quantas jovens já foram tocadas num jeito que não deviam e até mesmo levadas ao ato de sexo (vaginal, oral ou anal), sem querer ia nos assustar. Mas isso não tira o fato que isso está rolando, e muito (56%). Vamos abrir os nossos olhos e ver o dano que o namoro está causando em nossos jovens, e vamos chamar esse pecado do que ele é, “ESTUPRO”. Vamos cair fora dessa onda. Sexo é para dentro do casamento e entre duas pessoas se entregando uma a outra.
Deus te abençoe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário