quinta-feira, 26 de agosto de 2010

O missionário italiano e o contato com os presbiterianos de São Paulo

Após receber uma revelação do Espírito Santo, e sendo confirmada pelo pastor W. Durhan, de que era para levar a nova mensagem aos colonos italianos em outros países. Luigi Francesconi, parte juntamente com Giácomo Lombardi e Lúcia Menna, para visitar italianos presentes na América do Sul.
Giácomo Lombadi
Lúcia Menna

O primeiro destino é Buenos Aires na Argentina, onde em contato com parentes Lúcia Menna, é iniciado o primeiro trabalho pentecostal naquele país. Luigi Francesconi, resolve se dirigir à São Paulo, deixando Lúcia Menna e Giácomo Lombardi na Argentina.

Aqui deve se registrar que o trabalho na Argentina também foi realizado por outro missionário:

Em 1915, Narciso Nartucci, congregado na Assembleia Crista Reunidos em Nome do Senhor Jesus, de Chicago, sente no coração do desejo de continuar o trabalho iniciado pelo trio missionário. Toma forma assim a Assembleia Cristã Reunida em Nome do Senhor Jesus, em território argentino. Denominação que pode ser encontrada até os dias de hoje, que conserva os mesmos costumes da Congregação Cristã e mantém contato com irmãos tanto brasileiros quanto argentinos.

O ano era 1910, a Estação da Luz, recebia centenas de pessoas diariamente, a maioria oriunda do Porto de Santos, imigrantes que viam no Brasil oportunidades não existentes em seus países de origem. Vieram para substituir os escravos que, poucos anos antes, a princesa Izabel libertara.
Além de asiáticos, vieram muitos europeus, especialmente italianos, e neste grupo se instalará a primeira igreja pentecostal em solo brasileiro.

Francesoni conhece um italiano na Estação da Luz, declarado ateu, seria um dos primeiros a aceitar a mensagem pentecostal em terra tupiniquins.

Francescon parti para Santo Antonio da Platina, de posse do endereço do italiano, lá é recebido, prega a mensagem que lhe era confiada, sofre perseguição por parte do padre local, e volta, após realizar o primeiro batismo, para São Paulo.
Chegando em São Paulo, Francesconi, visita uma barbearia, local de encontro de italianos, para com nostalgia falarem da terra da Tarantella. Interessado em encontrar um local para congregar, questiona aos presentes se alguém ali conhecia algum italiano protestante, e é informado sobre a existência de um por nome Ernesto Finotti.

Em 25 de junho de 1910, em uma visita, Francesconi expõe o motivo de sua viagem, e é convidado pelo presbítero Felipe Pavan para congregar no culto da Igreja Presbiteriana, que tinha como pastor Modesto Carvalhosa.
Pastor Modesto Carvalhosa

Felipe Pavan dá liberdade para Francesconi de transmitir a mensagem da noite.
Felipe Pavan

No entanto, Carvalhosa, por certo informado pela Igreja Presbiteriana sobre os acontecimentos mundo afora acerca da novidade do falar em línguas, percebe nas mensagens de Francesconi, um tom pentecostal, e proibe o presbítero Felipe Pavan de dar liberdade à Francesconi.

Com esta situação o irmão Santo Pontalti, abre as portas de sua casa para que Francesconi realize cultos, o que não era mais necessário. Muitos assimilaram as novas, e aceitaram a pregação pentecostal, surgindo assim um cisma na Igreja Presbiteriana. Os que não aceitaram a mensagem, retiraram os bancos e o órgão da igreja.

Como Felipe Pavan trabalhava em uma serraria foi fácil fazer novos bancos, e utilizando o salão desocupado, surge a Assembleia Cristã Reunida em Nome do Senhor Jesus, no Brasil. Presente neste grupo estava João Finotti, que fora ordenado ancião 7 anos após a separação. João Finotti, era pai do também ancião Davi Finotti.

Igreja da Assembleia Cristã, note que na fachada esta escrito "Em Nome do Senhor Jesus"

Felipe Pavan e Ernesto Finotti foram os dois primeiros anciães do Brasil, sendo ordenados em 1910, após passarem pelo batismo por imersão.
Com o passar do tempo, por conta de falsas profecias, o pequeno povo se divide, e uma parte congrega com Ernesto Finotti e outro com Felipe Pavan; para promover a reconsiliação vem dos Estados Unidos o ancião Agostinho Leoncine, que em 1911 ordena o terceiro ancião, Genaro Pitta.

João Finotti, que na época era um menino, fora ordenado ancião em 1917 pelo próprio Luigi Francesconi.

São estas as primeiras histórias da Congregação Cristã no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário