quarta-feira, 18 de agosto de 2010

CRISTO, ÚNICA ESPERANÇA DESSA GERAÇÃO



Romanos 8.18-25.
18 Porque para mim tenho por certo que as aflições deste tempo presente não são para comparar com a glória que em nós há de ser revelada. 19 Porque a ardente expectação da criatura espera a manifestação dos filhos de DEUS. 20 Porque a criação ficou sujeita à vaidade, não por sua vontade, mas por causa do que a sujeitou, 21 na esperança de que também a mesma criatura será libertada da servidão da corrupção, para a liberdade da glória dos filhos de DEUS. 22 Porque sabemos que toda a criação geme e está juntamente com dores de parto até agora. 23 E não só ela, mas nós mesmos, que temos as primícias do ESPÍRITO, também gememos em nós mesmos, esperando a adoção, a saber, a redenção do nosso corpo. 24 Porque, em esperança, somos salvos. Ora, a esperança que se vê não é esperança; porque o que alguém vê, como o esperará? 25 Mas, se esperamos o que não vemos, com paciência o esperamos.
8.18 AS AFLIÇÕES DESTE TEMPO PRESENTE. Todos os sofrimentos do momento enfermidade, dor, calamidade, decepções, pobreza, maus-tratos, tristeza, perseguição e todos os tipos de aflição devem ser considerados insignificantes ante a bênção, os privilégios e a glória que serão concedidos ao crente fiel, na era vindoura (cf. 2 Co 4.17).
8.22 TODA A CRIAÇÃO GEME. Nos versículos 22-27, Paulo fala de três gemidos diferentes: o da criação (v. 22), o dos crentes (v. 23) e o do ESPÍRITO SANTO (v. 26). A "criação" (i.e., a natureza animada e inanimada) tornou-se sujeita ao sofrimento e às catástrofes físicas, por causa do pecado humano (v. 20). DEUS, portanto, determinou que a própria natureza será redimida e recriada. Haverá novo céu e nova terra; uma restauração de todas as coisas, segundo a vontade de DEUS (cf. 2 Co 5.17; Gl 6.15; Ap 21.1,5), quando, então, os fiéis servos de DEUS receberão sua plena herança (vv. 14,23)
8.23 TAMBÉM GEMEMOS. Embora os crentes possuam o ESPÍRITO e as suas bênçãos, eles também gemem no íntimo, ansiando por sua plena redenção. Gemem por duas razões.
(1) Os crentes, por viverem num mundo pecaminoso que entristece o seu espírito, continuam experimentando a imperfeição, a dor e a tristeza. Os gemidos do crente expressam a sua profunda tristeza sentida ante essas circunstâncias (cf. 2 Co 5.2-4).
(2) Gemem ao suspirar por sua redenção total e pela plenitude do ESPÍRITO SANTO que serão outorgadas na ressurreição. Gemem pela glória a lhes ser revelada e pelos privilégios da plena filiação celestial (cf. 2 Co 5.2,4).

Palavra Chave: Esperança: Ato de esperar o que se deseja.
A palavra "esperança" está relacionada a duas virtudes do cristianismo: fé e amor (1 Co 13.13). No Antigo e Novo Testamento, o termo procede de uma raiz cujo significado é "esperar", "ter expectativa", e "aguardar". Diz respeito à pessoa que aguarda com fé e paciência a provisão ou a salvação do Senhor (Gn 49.18; Sl 39.7; 62.5; Is 40.31; At 24.15; Hb 10.23; 1 Pe 1.21). A explicação mais convincente acerca da esperança está em Romanos 8.24, que diz: "Porque, em esperança, somos salvos. Ora, a esperança que se vê não é esperança; porque o que alguém vê, como o esperará?"


I - AS PRETENSAS ESPERANÇAS DESTA GERAÇÃO
1. Esperança nas riquezas (Jó 31.24; At 16.19; 1 Tm 6.17).
1Tm 6.10 Porque o amor ao dinheiro é raiz de todos os males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se traspassaram a si mesmos com muitas dores.
Lc 12.20 Mas Deus lhe disse: Insensato, esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será?
As riquesas podem vir e podem desaparecer como poeira. Veja o caso de tantos que enriqueceram nas corridas de ouro pelos garimpos, nos prêmios milionários das loterias, nas heranças recebidas de parentes ricos; e tantos outros casos.
As esperanças depositadas em riquesas ofendem a DEUS, pois isso é confiar no que se tem e não no que DEUS pode dar. A confiança nas riquesas produz a auto-confiança exagerada em si mesmo, a soberba, a altivez, o despreso pelo sagrado e o amor ao profano.
Sl 49.16 Não temas quando alguém se enriquece, quando a glória da sua casa aumenta.17 Pois, quando morrer, nada levará consigo; a sua glória não descerá após ele.

2. Esperança na fraternidade humana.
Jr 17.5 Assim diz o Senhor: Maldito o varão que confia no homem, e faz da carne o seu braço, e aparta o seu coração do Senhor!
Jr 29.31 Manda a todos os do cativeiro, dizendo: Assim diz o Senhor acerca de Semaías, o neelamita: Porquanto Semaías vos profetizou, quando eu não o enviei, e vos fez confiar numa mentira,
Assim como o homem demonstra amor e ajuda aos seus amigos e também aos necessitados, esses mesmos traem a outros e maltratam a outros; a diferença é que publicamente são santos, mas ocultamente agem como demônios, como lobos devoradores.
Muitos têm confiado em promessas de homens, em profecias de homens descomprometidos com a santidade de DEUS. Isso tem prejudicado a fé de muitos e tem levado esses muitos ao desespero.

3. Esperança no desenvolvimento sustentável.
Sl 73.3 Pois eu tinha inveja dos soberbos, ao ver a prosperidade dos ímpios.
Jr 22.21 Falei contigo no tempo da tua prosperidade; mas tu disseste: Não escutarei. Este tem sido o teu caminho, desde a tua mocidade, o não obedeceres à minha voz.
A bela aparência do mundo é uma capa usada para enganar aos incautos. O mundo vai de mal a pior e a todo momento é revelado o oculto por detrás da cortina que nos apresentam. São milhões de pobres miseráveis, milhões de aidéticos, milhões de famintos, as bolsas são como elástico que mostram o lucro ao se estenderem, mas que se enrrugam nas crises financeiras mundiais. As aparências enganam; enquanto falam de prosperidade, se enriquecem ilicitamente, a corrução e as drogas estão atreladas ao poder. Enquanto o governo fala de prosperidade aprova leis que incentivam o aborto, a prostituição, a divulgação de religiões afros como a macumba e o espiritismo nos colégios, aprovam verbas para permitir mudança de sexo pelo SUS e estão para aprovar a lei da hemofobia que não permitirá ao crente ler a bíblia toda em público com o risco de ser preso por discriminação. Quando um governante sai de seu governo se descobre as mazelas de seu mandato e a máscar de seu mandato. Assim tem acontecido e, sem DEUS no controle dessa ou de qualquer outra nação, vai continuar a acontecer.


II - CRISTO, ESPERANÇA DESTA GERAÇÃO
1. Em CRISTO está a libertação do pecado (Jo 8.32,36).
Jo 8.32 e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará. 33 Responderam-lhe: Somos descendentes de Abraão, e nunca fomos escravos de ninguém; como dizes tu: Sereis livres? 34 Replicou-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que todo aquele que comete pecado é escravo do pecado.35 Ora, o escravo não fica para sempre na casa; o filho fica para sempre.36 Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres.
É na verdade de DEUS (JESUS) que o se humano encontra a paz, a alegria verdadeira, a liberdade para servir e adorar ao seu criador, para demonstrar a Ele sua gratidão, seu amor, sua vida.

2. Em CRISTO está a libertação das doenças da alma.
Sl 103.3 É ele quem perdoa todas as tuas iniqüidades, quem sara todas as tuas enfermidades,
Não há enfermidade que JESUS não cure, não há doença que JESUS não cure, ELE é a cura para as nações, ELE é a cura do corpo, da lama e do espírito humano. JESUS é única a cura para o pecado!

3. Em CRISTO está a esperança para esta geração.
Jo 14.6 Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.
Jo 15.5 Eu sou a videira; vós sois as varas. Quem permanece em mim e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer.
Nada podemos fazer de proveitoso sem CRISTO em nossa vida terrena e nunca alcançaremos nossa vida eterna com DEUS sem passar por JESUS, sem termos um real encontro com JESUS, o nosso único Salvador e Senhor.

CONCLUSÃO: A sociedade em que vivemos está enferma. CRISTO é o único e eficiente remédio contra os males que adoecem as nações.
Esta sociedade pós-moderna está corrompida pelo pecado, está enferma em todos os aspéctos, no social, no religioso, no bem estar físico, no educacional, no político, no filosófico, no tecnológico, no sexual, enfim, em todos os aspéctos do viver humano; só JESUS pode sarar essa terra, só JESUS é a solução definitica para esse caos. JESUS salva, cura, liberta e leva para o céu. Glória a DEUS! Aleluia!


JESUS CRISTO É A Única Esperança
Todos nós enfrentamos a luta diária pela vida. Procuramos cumprir nossos deveres como bons cidadãos, providenciamos recursos para o dia seguinte, acompanhamos os acontecimentos e sonhamos com dias melhores. Mas precisamos conviver, também, com notícias desagradáveis, com perguntas sem respostas, com o medo e a solidão.
Tentamos encontrar saída para esse vazio comprando, viajando, conversando com outros, lendo livros de auto-ajuda. Conseguimos até rir durante o dia.
No fundo, sentimos que a vida é mais do que isso. E é aqui que aparecem as maiores discussões. Uns acham que rituais religiosos resolvem, outros se esforçam na prática de boas ações. Uns procuram respostas na filosofia, outros na psicanálise. Livros e mais livros são escritos, e alguns até enriquecem com isso.
Alguma coisa está faltando. Tentamos identificar o problema e não encontramos solução. Por isso, às vezes, perdemos a esperança.
Essa preocupação ocorre com maior freqüência quando o assunto é a vida futura, a vida espiritual, e o que acontece após a morte.
Começamos uma procura insistente, não conseguindo preencher esse vazio com os nossos próprios esforços e, assim, caminhamos em qualquer direção e, pior: sem qualquer esperança.
Mas lembre-se, DEUS nos criou, conhece todas as nossas perguntas e dá todas as respostas no seu livro, a Bíblia.
Acompanhemos juntos:
Por que temos este vazio interior?
"Mas as suas maldades separaram vocês do seu DEUS; os seus pecados esconderam de vocês o rosto dele, e por isso ele não os ouvirá". (Isaías 59.2) "Todo aquele que vive habitualmente no pecado também vive na rebeldia, pois o pecado é rebeldia". (1João 3.4)
Os nossos pecados nos separam de DEUS porque não seguimos as orientações divinas e o nosso espírito começa a sentir a falta de DEUS.
Isso acontece com todo o mundo?
"porque todos pecaram e destituídos estão da glória de DEUS". (Romanos 3.23)
Todos estão separados de DEUS, mesmo aqueles que acreditam que são bons e justos.
Apesar da condenação, ainda há Esperança?
"Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de DEUS é a vida eterna em CRISTO JESUS nosso Senhor". (Romanos 6.23)
A recompensa para o pecado é a morte, que significa separação de DEUS por toda a eternidade. A vida agora não tem paz, esperança e segurança da eternidade com DEUS. Diante desta verdade, a Bíblia nos apresenta apenas uma alternativa.
Por que uma única Esperança?
"E em nenhum outro há salvação; porque debaixo do céu nenhum outro nome [JESUS CRISTO] há, dado entre os homens, em que devamos ser salvos". (Atos 4.12)
A salvação só pode ser conseguida por meio de JESUS CRISTO. E DEUS pelo seu amor tem colocado esta esperança ao alcance de todos.
A Bíblia diz: "Porque DEUS amou o mundo de tal maneira que deu seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna". (João 3.16)
Como conseguir esta Esperança?
"Porque, se com a tua boca confessares a JESUS como Senhor, e em teu coração creres que DEUS o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo; pois é com o coração que se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação". (Romanos 10.9-10)
Declarar que JESUS CRISTO é o Senhor da sua vida significa que você não é mais rebelde, e que deixa de confiar em religiões, filosofias e boas ações para a sua salvação, passando a crer somente em JESUS CRISTO como único Salvador, Mediador e Senhor.
Posso ter esta Esperança agora?
Sim! A Bíblia diz: "Porque todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo". (Romanos 10.13) "No tempo aceitável te escutei e no dia da salvação te socorri; eis aqui agora o dia da salvação". (2Coríntios 6.2)
Faça isso neste momento!
Se deseja receber a Salvação agora, faça a seguinte oração:
"Senhor DEUS, reconheço que sou um pecador. Perdoa os meus pecados. Creio que JESUS é o Filho Unigênito de DEUS que veio me salvar, morreu na cruz em meu lugar e foi ressuscitado dentre os mortos. Eu o recebo como o meu único e suficiente Salvador. Entra em meu coração e sê o Senhor da minha vida. Obrigado pelo presente da via eterna. Em nome de JESUS. Amém!"
Se você fez esta oração com sinceridade, neste momento você deve estar sentindo seu coração cheio de paz, alegria e esperança, pois a Bíblia confirma: "Pelo que, se alguém está em CRISTO, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo". (2Coríntios 5.17)
Você fez a oração, acima, de coração? Se JESUS está agora em seu coração ou se você deseja conhecê-lo mais, procure uma Igreja Evangélica. Com certeza você obterá ajuda para um crescimento espiritual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário