sexta-feira, 27 de agosto de 2010

COM QUEM MAIS VOCÊ E SUA IGREJA SE PARECEM: COM GAIO OU DIÓTREFES?

COM QUEM MAIS VOCÊ E SUA IGREJA SE PARECEM: COM GAIO OU DIÓTREFES?

João, o discípulo amado de Jesus, escreve sua terceira carta, sendo esta endereçada a Gaio, um irmão em Cristo que andava na verdade e tinha excelente testemunho dos irmãos, principalemte dos missionários? Por quê? Devido a sua hospitalidade. João escreve a Gaio: "Amado, procedes fielmente naquilo que praticas para com os irmãos, e isto fazes mesmo quando são estrangeiros,  os quais, perante a igreja, deram testemunho do teu amor. Bem farás encaminhando-os em sua jornada por modo digno de Deus; pois por causa do Nome foi que saíram, nada recebendo dos gentios. Portanto, devemos acolher esses irmãos, para nos tornarmos cooperadores da verdade." (3 João 5-8) Todavia, com proceder contrário a Gaio, que acolhia os irmãos, principalmente os viajantes (missionários), havia um certo Diótrefes que não praticava a hospitalidade, característica cristã daqueles que lideram uma igreja (1 Timóteo 3:1, 2) e nem permitia que que outros fossem hospitaleiros. Além disso, ele apreciava ter a primazia, como que gostando de se considerar seu próprio deus e senhor; não reconhecia a autoridade de João por não acolher seus representantes ou enviados; e para piorar as coisas, falava palavras maliciosas - era um crítico. (3 João 9-12) Posso pensar? Uma igreja que sem uma liderança que dá exemplo em acolher missionários, cuidando deles, recebendo-o em seus lares, incentivando outros da igreja a fazer o mesmo, deveria rever seus conceitos. Preciso lhe contar uns momentos trágicos. Sou missionário do Instituto Apologético Cristo Salva. Não gosto de me apresentar como presidente dele. E nas minhas mais de 300 igrejas em que fui recebido como missionário e professor de apologética e evangelismo, conheci muitos Gaios, o que me encorajou bastante. Mas conheci também muitos irmãos "quebra-gaios" (eu sei que é "galhos"), bem parecidos com o Diótrefes daqueles idos. Que acha de eu pregar de manhã e à noite, numa igreja longe de casa, e ficar na rua esperando a igreja abrir de noite? Ou então, um irmão levar minha esposa e eu para sua casa para retornarmos à noite? Mas isso foi bênção, não? Foi, mas ele não era daquela igreja. Percebeu que não teríamos onde ficar. Ou então, quando ofereci e vendi uns livros meus, que me ajudam no meu sustento, e o pastor me pedir um dízimo do que foi vendido? Outro me deixou no shopping, porque a esposa dele disse que a casa dele estava desarrumada, e a igreja, com 300 membros, não tinha um Gaio para me hospedar. Mas tirando minha pessoa do foco, afinal, sou um apologista nanico, quantos tristes relatos já ouvi de missionários que: Visitaram uma igreja, estavam sem dinheiro, e além de não receberem uma oferta ou ajuda de custo, tiveram que passar fome naquela noite, porque o pessoal da cantina da igreja e a liderança não se preocuparam em oferecer-lhes comida; Outra missionária, então, contou-me porque seu salário foi cortado: O pastor passaria a ganhar de 20 mil para 25 mil reais (hoje já são 35 mil). Aquela irmã, com um sorriso meigo, me contou: "Aumentaram o salário dele em 5 mil, e retiraram os meus 600 Reais mensais". Uma irmã missionária na África contou-me também que ela e seu esposo, de repente, receberam a notícia de uma igreja aqui em São Paulo que não receberiam mais ajuda, e que deveriam fabrcar suas tendas lá. Motivo? A crise mundial! Meu amado leitor, eu sei que há pastores que odeiam meu blog, e que jamais me receberiam em sua igreja. Eu incomodo. Mas eu não sou a verdade. Averigúe se estou equivocado. Hoje, ouvi de um irmão, que é praticamente um missionário com sua esposa, aos quais amo muito no SENHOR o seguinte: "Eu ajudo quatro missionários, e minha igreja, que tem 3 mil membros, ajuda sete". Quanto ganha o pastor? Eu tenho boas evidências de que seu salário gira em torno de 20 mil, e seus auxiliares ganham entre 10 e 15 mil. Hospitalidade não se mostra apenas por receber em casa. Aliás, qual foi a última vez que você ou sua igreja hospedou missionários e proveu sustento e ajuda para eles? Graças a Deus, conheço igrejas missionárias. De verdade! Mas, a "diotrefizaiada" continua há 1900 anos "desospitalizando". Por ironia, Diótrefes significa "nutrido por Deus", mas quem o imita precisa se nutrir de verdade e da verdade. Quer um bom começo, oh Diótrefes? Seja um missionário itinerante por um mês. Depois ponha em prática 1 Pedro 4:9: "Sede, mutuamente, hospitaleiros, sem murmuração." -  Fernando Galli, 26 de agosto de 2010.

NOSSAS HERESIAS - POR QUE EXISTEM PASTORES GAYS EM NOSSAS IGREJAS?

Em primeiro lugar, não se pretende aqui denegrir a imagem dos homossexuais. Mesmo discordando no campo bíblico dessa prática, nós amamos em Cristo Jesus tais pessoas, e devemos tratá-las com dignidade e respeito. Todavia, entendemos que os textos de Romanos 1:24-32 e 1 Coríntios 6:9-11 expõem claramente o conceito bíblico-cristão sobre como Deus encara esta prática. Recentemente, temos observado notícias de pastores gays, americanos, europeus e até brasileiros, sendo aceitos em nossas igrejas (nossas mesmos, não em seitas que se dizem evangélicas). Por que igrejas têm permitido isso? Em primeiro lugar, porque cada vez mais se distanciam da Palavra de Deus. Conheci um pastor da Convenção Batista Brasileira, aqui em São Paulo, que me disse: "Eu aceito homossexuais em minha igreja porque jamais vi um deixar de ser". Um reverendo anglicano também me disse: "Pare de mencionar Paulo! O cara era machista, gay enrustido!" Líderes gays, com sua lábia em prol do "amor" que sentem entre si, já vêm preparando terreno em suas igrejas há muito. Como? Por não ensinarem a Bíblia como um livro inerrante, logo, se a Bíblia possui erros e até mandamentos ultrapassados, então muitas igrejas acabam tolerando a tais em sua liderança. E tal liderança acaba atraindo mais gays para as igrejas, os quais, com poder de voto, acabam por contribuir para o crescimento do número destes casos. E o problema não ocorre apenas em igrejas independentes, onde não há uma liderança superior ou uma comissão de ética para interferir no caso. Tal avanço gay vem ocorrendo em igrejas com todo o tipo de governo, episcopal e presbiteriano. E por que uma liderança superior não intervém nessas igrejas? Porque já há gays ali também, ou pelo menos aqueles líderes que mesmo não sendo gays, foram convencidos de que o mais importante é o "amor". A Bíblia nos ensina: " Porque este é o amor de Deus: que guardemos os seus mandamentos; ora, os seus mandamentos não são penosos." (1 João 5:3) Parace também que as igrejas com gays na liderança têm se acovardado diante das leis de seus respectivos países, que garantem a permanência deles. Mas uma igreja cuja cabeça é Cristo não se rende às leis do homem. Nessas situações, cabe o texto de Atos 5:29: "Então, Pedro e os demais apóstolos afirmaram: Antes, importa obedecer a Deus do que aos homens." Com certeza, nem todos pensam assim. Muitos, pelo seu modo de vida, afirmam: "Para mim, importa o meu prazer sexual e a interpretação que dou aos textos que condenam o homossexualismo". Então, como cristãos sérios podem reagir diante dessa tendência? Uns têm saído debaixo de lideranças desse tipo, procurando outra igreja cristã. Outros têm permanecido contrariados, mas pretendendo perseverar ali e influenciando outros a fazer o mesmo. Alguns têm esperado em Deus para remover a tais de suas igrejas. E ainda outros acabam causando mais problemas do que soluções, com brigas e dissensões. Nesse clima de falência espiritual de muitas igrejas, desejo que Cristo volte logo! A Igreja dEle, sua noiva, é pura, santa, casta e imaculada. Dela, tenho certeza de que faço parte, e que nada pode me separar do amor verdadeiro de Cristo. (Romanos 8:38, 39) Oro por você, que persevera na fé e na sã doutrina como muitos, para que resista a tudo isso. Diz a Palavra: "Ora, o mundo passa, bem como a sua concupiscência; aquele, porém, que faz a vontade de Deus permanece eternamente." (1 João 2:17) Com certeza, não haverá na eternidade bandeiras de sete cores. - Fernando Galli, 23 de agosto de 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário