sexta-feira, 6 de agosto de 2010

ELES ESTAR EMTRE MOS

Nota para os leitores da Vila: Como o Istão havia comentado concordo que este artigo deveria se chamar “Como Hollywood Espalha Desinformação Sobre Qualquer Coisa”, mas como vamos nos focar em dois filmes, mantenhamo-nos em Sociedades Secretas...


Durante os últimos anos, uma nova moda apareceu em Hollywood: sociedades secretas no centro das intrigas dos filmes. Alguns podem achar isso surpreendente já que as sociedades secretas deveriam supostamente ser... hmm... secretas. Muitas pessoas na indústria de filmes fazem parte dessas irmandades então qual a razão por trás disso tudo ? Iremos observar o mito que Hollywood está tentando criar ao examinar “A Lenda do Tesouro Perdido”(National Treasure) e “Anjos e Demônios” (Angels and Demons).



Uma década atrás, filmes sobre Maçonaria ou os Illuminati eram raros (veja aqui uma lista de referências Maçônicas em filmes). Houve, contanto, uma grande mudança durante a última década. O público mundial tem testemunhado grandes filmes blockbusters que “estrelam” Irmandades no centro da estória. Seus símbolos esotéricos são mostrados de forma abundante e um pouco de sua história é até mesmo explicada. Por que estas sociedades estão se expondo aos cinéfilos casuais, que, na maior parte nem estão mesmo cientes de suas existências ? Sigilo não é mais um requisito importante para a sobrevivência destas ordens ?

Acredito que uma importante mudança esta acontecendo nas estratégias de comunicações destas sociedades. O advento da era digital, onde qualquer indivíduo pode criar e publicar conteúdo, têm tornado o sigilo destas organizações praticamente impossível. Websites, livros, documentários, DVDs e outros tipos de mídia têm exposto muitos segredos da Maçonaria e outras ordens. Informação, que antes só poderia ser encontrada em livros raros e exclusivos, pode agora ser encontrada em qualquer busca do Google. Encontrei alguns maçons que estão espantados com o nível de conhecimento possuído pelos “profanos”. Estes tipos de estudiosos da Maçonaria, que na verdade não são iniciados na Irmandade, eram muito raros há pouco tempo atrás.

Já que o interruptor digital é irreversível, ordens de ocultismos adaptaram suas estratégias à esse novo contexto (eles provavelmente previram que isso aconteceria anos atrás). A estratégia é: ”Se eles tem de saber sobre nós, nós iremos dizer a eles o que saber”. Através de Hollywood e livros mais-vendidos, as sociedades secretas estão sendo introduzidas ao Zé da esquina, mas como uma GRANDE condição: é dado ao público uma visão distorcida, caricaturada e romântica das sociedades secretas. Estamos introduzindo na cultura pop, um conhecimento mitológico sobre sociedades secretas, associando-as com símbolos fascinantes, caçadas a tesouros e aventuras exóticas. Os espectadores acreditam que estão realmente aprendendo fatos sobre Maçonaria ou os Illuminati e saem dos cinemas com um senso de maravilha, fascinação ou admiração. Estes sentimentos são entretanto baseados em fatos totalmente errôneos, explicações dúbias e estórias de contos de fadas. Depois de ver estes filmes, os espectadores tem uma predisposição positiva em relação a estas ordens e irão estar menos inclinadas a acreditar e pesquisar sobre conspirações relacionadas a elas.


A Lenda do Tesouro Perdido



Esta filme de aventura blockbuster foi produzido pela Walt Disney Pictures, uma marca que garante entretenimento família. Então os pais podem levar seus filhos e aproveitar uma sessão bem gostosa de total desinformação Maçônica. O filme gira em torno de uma caça ao tesouro baseada em pistas deixadas por Maçons proeminentes na Declaração de Independência americana.

O filme começa com o personagem principal (estrelado por Nicholas Cage, excelente ator por sinal) como um garotinho, procurando por informações sobre a história de sua família. O avô do garoto entra e dá ao garoto (e à audiência) uma estória totalmente falsa e distorcida sobre os Cavaleiros Templários e os Maçons.

Aqui alguns dizeres:

Os Cavaleiros Templários encontraram um grande tesouro sob o Templo de Salomão, o qual foi perdido por mil anos. Eles trouxeram o tesouro de volta para a Europa.
É dito que os Templários possuíram artefatos religiosos extremamente raros. Foram encontrados sob o Templo de Salomão? A lenda diz que sim. O filme entretanto descreve o tesouro como sendo moedas de ouro, estátuas e afins.

Os Templários decidiram contrabandear o tesouro para os Estados Unidos e mudaram seu nome para Maçons.
Aqui é onde tudo cai aos pedaços. Os Templários não mudaram seu nome para Maçons no amanhecer da civilização americana. Os Templários na verdade desapareceram em 1312, o que é mais de 400 anos antes da criação dos EUA.

QUOTE
Intocáveis por quase dois séculos, os Templários cairam em desgraça espetacularmente depois da perda da Terra Sagrada: em 1307, todos os Templários na França foram persos e acusados de heresia, homossexualidade, negação da cruz e adoração ao capeta. A ordem foi encerrada pelo Papa em 1312, e Jacques de Molay, o último Grand-Master, foi queimado na fogueira como um herege dois anos depois.”
- Sean Martin, The Knights Templar


Os Maçons não é uma instituição americana, como o filme insinua. É uma sociedade secreta Européia que data dos Middle-Ages (algo entre a queda do Império Romano e o início do Período Moderno), que abriram lojas na América do Norte para expandir seu alcance. O objetivo da Maçonaria não é “proteger o grande tesouro Templário”, é uma antiga ordem de construtores que incorporaram em seus rituais, através dos anos, ensinamentos dos Templários, Rosacrucianos e dos Illuminati.

Os Templários eram uma ordem oculta que lutara durante as Cruzadas ao lado da Igreja. Foi durante sua estadia no Oriente Médio que eles encontraram conhecimento de ocultismo de misticismo oriental e o trouxeram para a Europa. Eles se tornaram grandes banqueiros e construtores de Catedrais (nas quais eles incluíram muitos símbolos de ocultismos). Eles eram conhecidos por estudar a Kaballah, muitas formas de magia e artes obscuras. Seus interesses conflitaram com a igreja católica o que levou à sua perseguição e falecimento.

Os Maçons podem ser considerados descendentes espirituais dos Cavaleiros Templários devido à seu estudo de ciências esotéricas, suas construções de monumentos e sua filosofia baseada em princípios gnósticos. A ligação entre os Templários e os Maçons esta sendo cultivada devido ao conhecimento mitológico ao redor dos Cavaleiros. Em outras palavras, é boa publicidade.

QUOTE
“Para assegurar grande popularidade para os rituais [escocês], ele [Isaac Long] fez a ligação com os Templários, por uma lenda misteriosa.”
- Domenico Margiotta 33º, Adriano Lemmi


Então a parte “educacional” do filme dá na verdade uma estória mística e romântica da Maçonaria. Alguns espectadores podem ver esta distorção como fato, outros associarão tudo ao conto de fadas Maçônico. O importante é que a verdade sobre a Maçonaria está oculta por trás de um véu de mitologia.


Escolha interessante de transição entre o rosto do avô contando a estória e a Pirâmide de Gizeh. O olho dele se torna o All-Seeing Eye do Grande Arquiteto


Significado Esotérico do Filme


Monumento Maçon em Washington – “As Above, So Below”


(aviso: para quem não viu o filme, contém spoilers)

Como todas as estórias mitológicas verdadeiras, A Lenda do Tesouro Perdido tem um significado popular para as massas ignorantes e um significado esotérico para os iniciados. Se a estória geral é feita para desviar o público do caminho, o significado esotérico têm entretanto grandes verdades sobre irmandades de ocultismo. Aqui o significado oculto.

O “antigo tesouro” que era ciosamente guardado por civilizações antigas é na verdade conhecimento oculto, os Mistérios, que poderiam arrebentar com os grilhões do materialismo e ajudar seu possessor a acessar a divindade (Kaballah, alquimia, gnosticismo e ciências ocultas). Este tesouro desapareceu por mil anos do mundo Ocidental, o que corresponde com o início do período Cristão. O filme diz que foi eventualmente descoberto pelos Cavaleiros Templários em Jerusalém, sob o Templo de Salomão (o prédio sagrado dos Maçons) e trazidos de volta para a Europa. Este conhecimento então migrou para os EUA através das sociedades secretas.

O herói do filme está em uma busca por illuminação e as charadas que ele precisa resolver representam as iniciações que alguém deve passar antes de acessar conhecimento mais alto. Este tesouro tão importante esta simbolicamente enterrado sobe a Igreja Trinity (Trindade) em New York, em uma caverna escondida escura. Bem Gates tem de acender a tocha da illuminação para encontrar seu caminho ao conhecimento escondido. A tocha representa a doutrina Luciferiana da Maçonaria Americana instituída por Albert Pike. Nos graus mais altos, é ensinado que Lúcifer é o “portador da luz”, o deus do Bem que mostra o caminho da iluminação.


Nicholas Cage com a tocha da doutrina Luciferiana


QUOTE
“Sua [altos graus dos Rituais Escoceses] religião é neo-gnosticismo Maniqueísta, que ensina que a divindade é dupla e que Lúcifer é igual a Adonai, com Lúcifer, o Deus da Luz e da Bondade lutando pela humanidade contra Adonai, o Deus da Escuridão e do Mal.”
- Domenico Margiotta 33º, Adriano Lemmi


QUOTE
”Quando os Maçons aprendem que a chave para o guerreiro no bloco é a aplicação apropriada do dínamo de poder vivo, ele aprende o mistério de sua arte. As energias borbulhantes de Lúcifer estão em suas mãos e antes que ele avance e suba ele deve provar suas habilidades para aplicar apropriadamente (esta) energia.”
- Manly P. Hall, Lost Keys of Freemasonry


De volta a estória. Ben Gates, com sua tocha Luciferiana encontra o caminho para a illuminação e obtém acesso a uma fonte de conhecimento infinito. Durante a cena onde os heróis olham pela sala do tesouro, eles encontram itens bastante significativos: Pergaminhos da Biblioteca de Alexandria, estátuas Egípcias e outros artefatos da Antiguidade. Todos estes objetos se referem ao conhecimento oculto que tem sido comunicado através dos anos pelas sociedades secretas.

No final do filme, Ben Gates fala com o investigador do FBI e implora a ele para não mandá-lo para a cadeia. Com um rápido vislumbre de seu anel Maçon, o representante da lei diz “alguém tem de ir para a cadeira” por roubar a Declaração da Independência. A próxima cena mostra os “bandidos” (os não-Maçons) sendo presos, mesmo que eles não tenham roubado a Declaração. Vemos aqui um exemplo gritante do voto Maçônico superando a lei. O agente do FBI ignora completamente a lei para ajudar seu irmão Maçon.


Anel maçon do agente do FBI


O final do filme mostra os heróis ricos e felizes. Não há significado esotérico para isso, é apenas um suculento final da Disney.


Anjos e Demônios



Esse filme é baseado no livro do Dan Brown que foca nos Illuminati e em sua guerra contra a Igreja Católica. O heróis corre por Roma para salvar o Vaticano de uma mega-bomba que é montada pelos agentes Illuminati para explodir à meia-noite. A primeira página do livro de Dann Brown diz que “os Illuminati foram um fato”, incitando os leitores a levar toda a escrita no livro como fato. Eles não devem fazer isso.

No início do filme, Robert Langdon (estrelado por Tom Hanks, outro excelente ator) se arrisca em explicar os Illuminati. Aqui alguns de seus dizeres:

Os Illuminati foram fundados por Galileo Galilei em resposta à recusa da Igreja à sua teoria heliocêntrica”
Os Illuminati foram fundados oficialmente na Bavaria, por Adam Weishaupt em 1º de Maio de 1776. Isso é mais de 130 anos depois da morte de Galilei e não é nem no mesmo país. A associação do filme de Galilei com os Illuminati parece uma tentativa de associar o brilhantismo do cientista com a sociedade secreta conspiracional.


”De todas as maneiras que conheço para liderar homens, a mais efetiva é um mistério oculto”. – Adam Weishaupt


”Os Illuminati não se tornaram violentos até o século XVII.”
Eles nunca foram violentos, suas ações são baseadas em infiltração e subversão.

“Era uma associação de cientistas, médicos e astrônomos preocupados com os ensinamentos incorretos da Igreja e eles eram dedicados à verdade científica. O Vaticano não gostou disso, então a Igreja começou a “caçá-los e a matá-los”.
Os Illuminati não eram um grupo de cientistas dedicados ao avanço do conhecimento geral. O filme retrata falsamente a sociedade secreta como a contraparte racional necessária aos requerimentos de fé cega Cristã e seus entravamentos do avanço científico. Nesta ótica, o espectador comum não pode discordar da descrição de Tom Hanks dos Illuminati e vê a ordem de uma maneira favorável. O verdadeiro objetivo dos Illuminati era arruinar as instituições tradicionais em favor de uma nova ordem mundial.

QUOTE
Os objetivos da poderosa organização dos Bavarian Illuminati eram:
1. A destruição do Cristianismo e de todos os Governos Monárquicos;
2. A destruição das nações para a criação de um internacionalismo universal;
3. O desencorajamento do esforço patriótico e de lealdade marcados como prejuízo de mente estreita, incompatível com as doutrinas de bondade de todos os homens e do apelo à “Irmandade Universal”;
4. Abolição dos laços familiares e do casamento pelos meios da corrupção sistemática;
5. Supressão dos direitos de herança e propriedade.

- Lady Queenborough, Occult Theocracy


Os Bavarian Illuminati se dissolveram alguns anos após sua criação. Pesquisadores, no entando, dizem que os Illuminati se integraram com sucesso na Maçonaria moderna. Pensadores Illuminati acreditam que o alcance das lojas Maçônicas representam a plataforma ideal para a propagação de seus ideais.

Para resumir, os Illuminati não foram uma associação de cientistas brilhantes dedicados ao avanço das verdades científicas. Era uma sociedade secreta que, através de infiltração e subversão, objetivava o fim das instituições tradicionais para que assim, servissem aos melhores interesses de uma elite secreta. É verdade que os Illuminati eram contra a Igreja mas esta guerra não era a principal razão de sua existência. Nos dias atuais, é considerado que os Illuminati sejam uma ordem oculta que recruta dentro da Maçonaria por potenciais candidatos à continuação de sua agenda.


Significado Esotérico do Filme



(aviso: para quem não viu o filme, contém spoilers)

O trabalho de Dan Brown tem na maior parte sido focado em sociedades secretas. Existe uma razão importante do porque de ele dar total apoio à Hollywood: seu trabalho serve a agenda da desinformação.

No filme, os Illuminati fazem ao Vaticano uma ameaça: “destruir a Igreja pela Luz”. “Luz” refere-se à explosão da bomba de anti-matéria mas também se refere à informação – propaganda e doutrinação. O único modo verdadeiro de fazer a massa virar as costas para a Cristandade não é destruir o Vaticano, mas mudar a maneira que as pessoas vêem suas religiões. Nesta ótica, o próprio filme é uma bomba contra o Vaticano. Mesmo se a Igreja, com a ajuda de Robert Langdon, prevalecer, aparentemente, no final do filme, os espectadores de Anjos e Demônios passaram duas horas vendo os símbolos, rituais e figuras do Catolicismo sendo profanados. Alguns exemplos: Robert Langdon destrói os arquivos do Vaticano, candidatos ao papado são mantidos em jaulas como animais, um candidato é crucificado e queimando dentro de uma igreja, a tumba do Papa morto é aberta para revelar sua horrível face deformada, etc.


Candidato ao papado crucificado e queimado em igreja


Todas estas cenas tem um forte significado simbólico que afetam profundamente a consciência dos espectadores. A aura sagrada e divina ao redor do Vaticano é substituída por mortes horrendas, destruição e corrupção. Todo o filme mostra a instituição como sendo inadequada, teimosa e uma relíquia reacionária do passado. Para tornar isto pior, os espectadores aprendem que toda a coisa “Illuminati” era uma grande armação, criada pelo filho do Papa (sim, aparentemente o Papa tinha um filho) para tomar sua posição. Então o filme diz aos espectadores que os Illuminati nem mesmo existiram e que a Igreja é tão corrupta que seus próprios membros estão prontos para cometer os mais horrendos pecados para obter poder.

Os espectadores saem do filme com as idéias exatas que querem que eles tenham: os Illuminati são um conto de fadas e, quando existiu, era uma associação de grandes pensadores dedicados ao avanço da ciência; a Igreja Católica não é santa, é uma instituição profundamente imperfeita e humana, que esta fadada a desaparecer devido a sua aversão à ciência. Através deste filme, os Illuminati reais negam sua própria existência enquanto continuam com seus planos de destruir instituições organizadas pela doutrinação constante.


Concluindo


A moda de se ver sociedades secretas em livros e filmes não esta para acabar. O próximo livro de Dan Brown, “The Lost Symbol” também irá focar ao redor da Maçonaria e suas ligações com Washington. Estes trabalhos estão agora aparecendo como o resultado da democratização da informação, que permite que qualquer pessoa normal acesse informação que antes era inacessível. Estes filmes servem o mesmo propósito dos símbolos ocultos: revelar e esconder. Eles revelam aos iniciados enquanto diram do caminho os “profanos”. Os filmes de Hollywood tem sido usados para promover inúmeras agendas tais como a Guerra do Vietnam, o medo do Comunismo, o medo do terrorismo Islâmico, a promoção dos valores Americanos, etc. Os filmes analisados acima simplesmente promovem uma nova agenda, que é desinformação sobre sociedades secretas.
Pedro.
É... curioso, sempre soube que nunca era, nem será dita a verdade sobre os fatos... mas é interessante, assisto esses filmes, leio essas histórias, me da uma vontade louca de ter participado desas época, de estar por dentro da história...
Queria saber o significao da posição Torre x Lago em Washington, sei que tem algo por ai =\
Jota
QUOTE(Pedro. @ Jul 24 2009, 14:33 ) *
Queria saber o significao da posição Torre x Lago em Washington, sei que tem algo por ai =\

Aquele belíssimo símbolo fálico cabalístico, mitológico de Príapus, mais conhecido como Obelisco, em forma de uma pirâmide, assim como o que tem aqui em São Paulo ao lado do parque do Ibirapuera ?
Nefertine
Esse filme A Lenda do Tesouro Perdido é bem bacana...

Só que realmente eles viajam nos fatos e sempre contradizem informações.

O que as piramides de gizé tem haver com o desenrolar da trama... é outra epoca... são 3 piramides e elas foram roubadas a milhares de anos em outras civilizações logo apos a morte dos reis da região.
NykaN
Os filmes realmente são bem legais, mas as informações bem erradas.

Eles trocam um pouco as informações pra dar mais história e enrolar a trama, mas ainda assim são filmes legais.
Pedro.
QUOTE(Jota @ Jul 24 2009, 14:36 ) *
QUOTE(Pedro. @ Jul 24 2009, 14:33 ) *
Queria saber o significao da posição Torre x Lago em Washington, sei que tem algo por ai =\

Aquele belíssimo símbolo fálico cabalístico, mitológico de Príapus, mais conhecido como Obelisco, em forma de uma pirâmide, assim como o que tem aqui em São Paulo ao lado do parque do Ibirapuera ?

yes sir!
Forever MamãozinhoLove Day
Belo tópico.

QUOTE(Jota @ Jul 24 2009, 14:20 ) *
Os Cavaleiros Templários encontraram um grande tesouro sob o Templo de Salomão, o qual foi perdido por mil anos. Eles trouxeram o tesouro de volta para a Europa.
É dito que os Templários possuíram artefatos religiosos extremamente raros. Foram encontrados sob o Templo de Salomão? A lenda diz que sim. O filme entretanto descreve o tesouro como sendo moedas de ouro, estátuas e afins.

O filme descreve o tesouro como objetos de alto valor (e não moedas, estátuas e afins), e artefatos extremamente raros (religiosos ou não) têm grande valor comercial. Por tanto o filme não está errado nesta parte, apenas não a especifica muito bem.
Jota
QUOTE(Pedro. @ Jul 24 2009, 15:44 ) *
yes sir!

Assista o documentário Riddles in Stone =P
Japonium
realmente sempre vi comentarios dos templarios e maçons em alguns filmes que nao batiam com o que vc falava jota
eu achava que era burrice dos criadores e só mencionaram pra se achar mimimi
ohmy.gif
Esta é uma versão simplificada de nosso conteúdo principal. Para ver a versão

Nenhum comentário:

Postar um comentário