domingo, 19 de setembro de 2010

O "politeísmo" hindu


Muitos pensam que o hinduísmo é uma religião politeísta pois muitos são os "deuses" nessa religião. Mas isso não é verdade, e mais, ela tem muito haver com o cristianismo mais do que se pensa: Desde a natureza de Deus até o Messias que virá no fim dos tempos.

Para o hinduísmo, Deus é único, não existe outro além dele. Para os hindus, Deus está no Universo e em todas as coisas criada por Ele, pois assim Ele pode ser onipresente e manifestar-se em todo o Universo. Mas Ele não se limita ao Universo. No hinduísmo assim como em qualquer religião Deus não possui nome, afinal ele não é uma pessoa e sim uma energia. O título que se dá à Deus no hinduísmo é Brahman (ब्रह्म), que significa "O Absoluto" em relação à sua totalidade. Deus também é chamado de Om (ॐ), o famoso "AUM". Essa sílaba faz relação às três naturezas de Deus como Criador, Conservador e Renovador (Pai, Filho e Espírito Santo), uma espécie de "Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo" que os católicos dizem antes de qualquer oração.

Assim como o cristianismo, o hinduísmo possui uma trindade aonde Deus é um só, mas possui três naturezas. No hinduísmo essas naturezas são chamadas de Brahma (ब्रह्मा), ou o "Pai Criador" é a primeira natureza da Trindade chamada "Trimurti". A segunda natureza é Vishnu (विष्णु), o "Filho Conservador". E a terceira natureza é Shiva (शिव), o "Espírito Santo Renovador". Essa trindade mostra que Deus também segue o ciclo da vida criando, mantendo, e renovando a vida. No hinduísmo Deus é "Absoluto" ou seja, "Perfeito". E como um ser perfeito ele precisa ser simétrico, por isso, cada natureza masculina possui seu oposto feminino. A Trimurti feminina é composta por Saraswati (सरस्वती), a "Consorte do Pai Criador", Lakshmi (लक्ष्मी), a "Consorte do Filho Conservador" e Parvati (पार्वती), a "Consorte do Espírito Santo Renovador".

Assim com essa Trimurti Feminina, as três naturezas de Deus ficam em equilíbrio. Tanto no Cristianismo quanto no Hinduísmo, a palavra "Filho" quer dizer "Aquele que vem sob a forma de" Shiva e Parvati possuem um Filho, Ganesha (गणेश), o Elefante. Como Shiva é o Espírito Santo, e "Filho" quer dizer "Aquele que vem sob a forma de", Ganesha é o Espírito Santo que vem sob a forma de um Elefante, enquanto que no Cristianismo, o ES vem sob a forma de uma pomba. Por isso o Elefante é considerado um animal sagrado na Índia. Vishnu é tido como o "Filho de Deus" que vem à Terra. Seguindo o significado da palavra "Filho", Vishnu é Deus que vem à Terra sob a forma humana. diferente do Cristianismo, o Hinduísmo diz que Deus veio à Terra não uma só vez, mas várias vezes quando foi necessário, quando os seres vivos esqueceram sua mensagem. Por isso ele vem à Terra para Conservá-la segundo os seus ensinamentos.

O Hinduísmo considera que Deus teve várias encarnações na Terra entre elas Rama (राम), Krishna (कृष्ण), Sidhartha Gautama (सिद्धार्थ गौतम), Jesus (ישוע) e a futura encarnação, Kalki (कल्कि;), o Messias Salvador. Kalki é representado como um homem com cabelos longos e barba montado num cavalo branco! Conhecidência de um povo que vivia na Índia 3000 anos antes de Cristo? Não. Aí vem a questão: E quanto aos outros "deuses"? No Hinduísmo existem duas denominações para esses "deuses". Os chamados "Mahadevas" (महादेव), ou "Ser Superior" e os "Devas" (देव), ou "Ser". Mahadeva é a denominação dada à todas as naturezas e encarnações de Deus na Terra, enquanto que Deva são os outros seres como Anjos, Santos ou Profetas. Está claro que isso difere Deus e suas naturezas dos outros seres celestes. Logo podemos concluir que só há um Deus no hinduísmo, logo a religião é monoteísta e não politeísta como muitos dizem. E mais, assim como nas outras religiões, o Deus é o mesmo. Apenas é dado um nome e uma representação diferente à Ele, pois Deus é um só.

E mais, o Hinduísmo possui um "São Francisco". Chaitanya Mahaprabhu, reformador do "hinduísmo original", criou o canto "Hare Krishna", uma espécie de "Cântico das Criaturas", fora bênçãos e orações em hindi que são repetidas até hoje. Krishna se manifestava em Chaitanya por meio da dança yogi, assim como Jesus se manifestou em São Francisco por meio dos estigmas. Chaitanya é o mais importante Santo Hindu assim como São Francisco é o mais importante Santo cristão (na minha opinião).

Nenhum comentário:

Postar um comentário