quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Davi - as vitórias e derrotas de um homem de Deus

Davi - as vitórias e derrotas de um homem de Deus

O livro Davi recebe o Prêmio Areté na 21ª edição da Bienal do Livro em São Paulo
O livro Davi - as vitórias e derrotas de um homem de Deus, escrito pelos autores Josué Gonçalves, Alexandre Coelho, César Moisés e Esdras Bentho, sagrou-se vencedor do Prêmio Areté de Literatura promovido pela Associação de Editores Cristãos - ASEC. A laudatória ocorreu nesta quinta-feira na  21ª Bienal do Livro - SP. O referido reconhecimento ocorre desde 1991, sendo considerado o principal prêmio do seguimento editorial religioso no Brasil.

A obra, editada pela Casa Publicadora das Assembleias de Deus, concorreu com outras duas relevantes obras nacionais na categoria Estudos Bíblicos.
Agradeço ao Dr. Ronaldo Rodrigues de Souza, Diretor Executivo da Casa Publicadora das Assembleias de Deus, pelo incentivo e iniciativa em publicar uma obra conjunta e pelo apoio que tem dado ao autor nacional. Ao editor da obra, amigo e companheiro, Pr. Alexandre Coelho, Chefe do Setor de Livros Nacionais e Internacionais, e co-autor da obra.

Ao Pr. César Moisés, Chefe do Setor de Educação Cristã, pelo segundo prêmio literário de sua carreira, e pelo compaheirismo, parceria ministerial e literária e, principalmente, ao Pr. Josué Gonçalves, autor da revista Lições Bíblicas do trimestre que deu azo a obra, pelo apreço, parceria e por compartilhar de seu sucesso como comentarista de Lições Bíblicas e escritor de renome.

Não posso jamais esquecer-me de uma pessoa particularmente importante para todos os escritores nacionais, pelo seu exemplo, erudição, estilo literário e companheirismo, Pr. Claudionor de Andrade, Gerente de Publicações - amigo, conselheiro e padrinho literário de inúmeros autores iniciantes, como o signatário dessas linhas!

Agradeço a minha esposa Ana Paula, meu querido filho Esdras Júnior e ao amado Philipe Bentho, amigos e cúmplices.
E também aos nossos leitores, admiradores e críticos. Aos livreiros, distribuidores, gerentes e vendedores que acreditam no potencial dos autores nacionais.
E por fim, a diretoria da ASEC pelo incentivo e premiação; aos jurados que escolheram os três últimos finalistas, sagrando nossa obra como merecedora desse importante prêmio.

Os capítulos do livro estão distribuídos conforme as coautorias a seguir:
Cap. 1: Davi e sua vocação: Pr. Alexandre Coelho
Cap. 2: Davi enfrenta e vence o gigante: Pr. José Gonçalves
Cap. 3: Davi na corte real: vivendo com sabedoria: Esdras Bentho
Cap. 4: Davi e o tempo de Deus em sua vida: Pr. César Moisés
Cap. 5: Davi e sua equipe de liderados: Pr. Alexandre Coelho
Cap. 6: Davi unifica o reino de Israel: Pr. José Gonçalves
Cap. 7: A expansão do reino davídico: Esdras Bentho
Cap. 8: O pecado de Davi e suas conseqüências: Pr. César Moisés
Cap. 9: A restauração espiritual de Davi: Pr. Alexandre Coelho
Cap. 10: Davi e o preço da negligência na família: Pr. José Gonçalves
Cap. 11: Davi e a restauração do culto a Jeová: Esdras Bentho
Cap. 12: Davi e seu sucessor: Pr. César Moisés
Cap. 13: Davi: um homem segundo o coração de Deus: Pr. José Gonçalves

Se o leitor empreender uma pesquisa bibliográfica a respeito do rei Davi, perceberá que poucos livros foram dedicados à vida desse personagem. Por esta razão, a presente obra tem potencial não apenas para preencher essa lacuna, como também de participar das discussões acadêmicas a respeito do “mavioso salmista de Israel”.

A presente obra abrange os seguintes gêneros: biográfico, devocional, histórico, exegético, crítica textual e histórica e Bíblico.

Todavia, não pense o leitor que se trata de uma obra apenas descritiva, isto é, que descreve o episódico, mas omite a prescrição. Pelo contrário, de acordo com o estilo e método de cada autor, são impingidas reflexões a respeito da vida cotidiana, da liderança cristã, do papel do cristão no mundo, entre outras importantes intervenções no modo de viver pós-moderno.

Trata-se, portanto, de uma obra que agradará tanto ao professor da Escola Dominical quanto ao acadêmico, pois será útil à devoção e à pesquisa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário