terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Templo Suspenso

O famoso Templo Xuankong situado na província de Shanxi, norte da China. Como esse antigo templo foi construído num precipício, ele é chamado de Templo Suspenso.
Construído há mais de 1.500 anos, o Templo Xuankong se localiza no Distrito Hunyuan, perto da cidade de Datong, província do Shanxi.
O templo, com uma área de 152,5 metros quadrados, é situado numa enorme parede de um precipício, no final de um vale da montanha Hengshan. Ficando a cerca de 50 metros do chão, ele parece uma miniatura sustentada por dezenas de pilares de madeira finos e compridos. Possui 40 cômodos grandes ou pequenos interligados por trilhas suspensas.
Construído numa parte mais côncava, em cima do templo há um grande penhasco sobressalente, que ao vê-lo parece que pode cair a qualquer momento. Mas, na verdade, ele que protege, como uma enorme guarda-chuva, o templo das chuvas. Como há a distância do solo, as inundações nunca atingiram o templo. E, os picos em volta do templo agem como biombos ou guarda-sóis e, mesmo em pleno verão, o templo fica exposto ao sol apenas três horas por dia. Por estas razões, o templo permanece intacto apesar de ter mais de 1.500 anos.
As pessoas frequentemente perguntam porque o templo foi construído num precipício.. Antigamente, passava pelo local uma importante via de transporte. A construção de um templo visava facilitar aos passageiros oferecerem incensos a seus cultos. Passava um rio ao sopé do monte nas proximidades do templo e as chuvas durante o verão costumavam causar inundações na área. Por isso, o templo foi erguido num lugar bem alto.
Para visitar o templo, os turistas devem atravessar uma trilha suspensa, que é tão estreita que só é possível passar uma pessoa de cada vez. Ao andar por esta trilha, todo o mundo se preocupa com a queda do templo e caminham com passos muito leves, controlando até a respiração. Linyu, turista que acabou de passar pela trilha, ficou muito nervosa e disse a nossa reportagem:
"Tão alto! Parece que as pessoas também estão suspensas no ar".
No Distrito Hunyuan, muitas pessoas consideram que os pilares de madeira de aproximadamente 10 centímetros de diâmetro sustentam o templo. No entanto, o pesquisador Sun Yi, que trabalha neste templo tem outras explicações sobre os pilares da construção:
"Na realidade, ao invés de os pilares verticais sustentarem a construção, são as vigas horizontais que estão incrustadas na parede do precipício que possuem esta função".
Segundo registros históricos, as vigas são feitas de uma espécie de madeira de uma árvore da região que é muito dura e resistente. A madeira passsou por vários processos, inclusive foram mergulhadas no óleo da árvore Tong, sendo anticorrosivas e antiverminosas.
Segundo Sun, 27 vigas horizontais foram projetadas pelos técnicos para sustentar e nivelar a construção.
Então, por que foram levantados tantos pilares verticais, quando todo o peso da construção fica nas vigas horizontais? Dizem que, no início da construção, os pilares eram tão grossos que pareciam um grande muro, não passando a impressão de estar suspenso. Os monges construtores retiraram os pilares, deixando o templo totalmente suspenso. Feito assim, os visitantes não tinham mais coragem subir ao templo, então os construtores levantaram debaixo dele alguns pilares finos. É uma lenda, mas, na realidade, os pilares não suportam a construção.
Luo Zhewen, especialista em construções antigas da Administração Nacional de Arqueologia da China, pesquisa as construções do Templo Suspenso por mais de 20 anos. Segundo constatou, o projeto arquitetônico foi inspirado na estrutura de ninhos de pássaros:
"Os construtores aproveitaram as condições naturais das montanhas para fazer um castelo suspenso interligado com vigas ou pontes, dando uma impressão maravilhosa".
Neste templo, exibem-se várias esculturas de bronze, ferro, barro e pedra, todas de grande valor artísticas.
O Templo Suspenso é o único da China que contem características do budismo, taoísmo e confucionismo. É o único onde se colocam conjuntamente estátuas de Sakyamuni, Laozi e Confúcio. Por isso, são veneradas neste templo divindades como Sakyamuni, fundador do budismo, Laozi, do Taoísmo, e Confúcio, do Confucionismo.
Este templo milenar, que reúne características de mecânica, estética e religião, recebe diariamente cerca de 10 mil turistas chineses e estrangeiros.
Orientações para os turistas:
Primavera e verão são as melhores estações para visita o templo. A entrada é apenas 60 yuans (cerca de 8 dólares). O templo está aberto todos os dias, das 9 às 11horas.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário