terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Muralhas de Jerusalem
Quando lemos a história bíblica de Neemias, somos impactados pela sua atitude perseverante diante da destruição de seu país. Neemias encarou o desafio de restaurar as ruínas de Jerusalém, se posicionou e deixou que Deus o usasse como um grande instrumento em suas mãos. Pela sua disposição,e a cooperação de seus irmãos israelitas Deus começou a restaurar a cidade inteira. Com Esdras restaurou o templo e com Neemias os muros da cidade.
O contexto histórico bem específico trás um enredo emocionante, os babilônios conquistaram a Israel, segundo os estudiosos em 586 a.C. A Pérsia, por sua vez, conquistou a Babilônia (539 a. C) e depois permitiu, através do Rei Ciro (Is 45) que os judeus retornassem a Jerusalém. Em 445 a.C os desafios eram horrendos aos olhos naturais. Livres, porém marcados pelas conseqüências amargas do cativeiro.
Assim como Jerusalém estava destruída após ter passado por um período doloroso de escravidão pelos babilônicos, podemos encarar a realidade de algumas nações que se encontram longes do Senhor da mesma maneira. Escravas do pecado, separadas do Senhor, quando a restituição pelas suas vidas já foi paga em Jesus Cristo.
Foi necessário que alguém se dispusesse a mover o coração do povo para uma nova realidade, um novo recomeço, uma nova esperança. Deus encontrou em Neemias este alguém. Ainda hoje o Senhor busca pessoas com esta vocação, apontar um novo recomeço.
Nações inteiras precisam de um novo recomeço de história com o Senhor. Este é o caso também da Itália, sua história frustrante de um cristianismo religioso e arcaico, preso ao catolicismo romano, a fez cair em ruínas, é preciso haver restauração. Quem Deus usará?
Neemias é um exemplo a ser seguido. Quais são as características evidentes deste homem? Como podemos nos dispor a mudarmos a história de uma nação?
1. SE PREOCUPE EM CONHECER O ESTADO DA NAÇÃO
Neemias nem mesmo estava em Jerusalém (Ne 1.1), estava em Susã, no Império Persa, contudo ao saber que alguns dos seus, junto com Hanani, chegaram de Judá, a primeira coisa que fez foi lhes perguntar sobre o estado de sua nação, e de seu povo. Poderia permanecer em sua área de conforto, mas se incomodou e questinou, pois sabia que as reais condições não eram fáceis. Se aprofundou e verificou a veracidade dos fatos. Fez algo simples: perguntou. Este pode ser o primeiro passo para que você comece a se dispor pela obra missionária. Simplesmente pergunte. Se importe, queira saber como anda a evangelização da nação pela qual você como Igreja é responsável. Se informe, conheça o estado destes que serão em Jesus, seus irmãos em Cristo. Mesmo estando longe, pergunte. Se preocupe. Se informe. Você o pode fazer através de nosso site, e-mails, ou na diretoria de missões de sua Igreja, não fique de fora.
2. TENHA COMPAIXÃO SINTA EMPATIA
Ao ouvir as notícias drásticas Neemias, teve empatia, se colocou no lugar do outro, mesmo dentro do Palácio de inverno do Rei, se imaginou no lugar dos seus e seu coração e semblante se abateram muito (Ne 2.2). Poderia talvez se sentir aliviado por não ver aquela cena terrível de miséria e desprezo (Ne1.3), mas a Bíblia diz que ele se assentou, chorou e lamentou por alguns dias (Ne 1.4). Quais os sentimentos vêem ao seu coração quando você ouve falar da miséria e desprezo espiritual da Itália? Você se sente aliviado por não estar na Itália ou se coloca no lugar do perdido? Sinta a real necessidade desta nação! Oramos para que o mesmo Espírito que impulsionou a Neemias a sentir as necessidades de Jerusalém, impulsione você também como Igreja para a realidade das nações perdidas.
3. SE POSICIONE EM ORAÇÃO E JEJUM
Neemias não podia ir de imediato ao encontro de seu povo e começar um plano de restauração. Fisicamente estava limitado por barreiras territoriais, porém em espírito, pela oração, agiu e alcançou o coração de Deus em favor de Jerusalém. Talvez você também não saia do Brasil em direção à Itália, ou outro país, mas em oração você pode mover quem vai.
A história de Neemias é assim marcada por seu determinismo e posicionamento que mudaram a história de uma nação. Deus quer contar hoje com você para novas realidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário