terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Os Deuses da Índia


 
Toda humanidade, conhece apenas um DEUS o que criou o céu a terra, e o mar e tudo o que nela há. A Bíblia diz nos dez mandamentos não terás outros deuses diante de mim. Não farás para te imagem de escultura, nem semelhança alguma, da que há em cima do céu, nem embaixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. Não te encurvarás a elas, nem as servirás; pois eu, o Senhor teu DEUS, sou um DEUS zeloso, que visito a maldade dos pais nos filhos até a terceira e quarta geração daqueles que me aborrecem. Basta você pesquisar na Bíblia (Dt: 5). Mas infelizmente a cultura indiana se contradiz com a Bíblia, e saiba que a cultura indiana é uma das mais antigas do mundo.

A mitologia hindu surgiu da religiosidade dos hindus e foram repassadas de geração pra geração. Segundo os hindus Brahma, Vishnu, Shiva é a trindade. Tem um aspecto feminino que emana a energia de Sakti, e que é representado por Saraswati, Lakshmi e Durga. Sarasvati é a criação, a sabedoria, as artes, a dança a música, Lakshmi é a beleza, a prosperidade, o progresso material e espiritual. Mas quando se trata de poder, de força, de luta contra o mal, o aspecto divino é que prevalece e é o Durga. Durga é o poder maior que existe no universo segundo os hindus, e dizem que quanto mais forte, ainda transforma em Kali para reorganizar e transformar o que precisa ser mudado.

Todo hindu têm adoração, respeito e devoção com Durga, mas seu culto é maior no Bengal que é comemorado em outubro, onde existe o maior festival indiano que é o Durga Puja. Que durante o festival, milhares de indianos comemoram a vitória de Durga contra os Asuras que é um demônio. Este festival é super alegre, parece muito com o clima do carnaval brasileiro. E no fim da festa, eles jogam as imagens de Durga no rio Ganges, para que no ano seguinte sejam construídas novas esperanças.

Dentro do hinduísmo, criam-se diversos aspectos para o absoluto (deus único) que manifesta sua energia no Brahma, o criador; Vishnu, o conservador e Shiva, o transformador (destruidor). Que querem ser como na trindade cristã: o Pai, o Filho e o Espírito Santo. Lord Shiva é o bailarino cósmico nesta trimurti divina, em sua dança ele transforma o universo, destrói para que se renove dando continuidade cíclica à evolução em um eterno pulsar cósmico. Uma imagem muito conhecida de Lord Shiva é o Shiva Nata raja, onde ele dança em volta do fogo que é o elemento da destruição. Ele tem em uma das mãos o Damru, que é uma espécie de ampulheta que emite um som como a paisagem do tempo. Em seus cabelos vem do rio Ganges. Ele tem um pé suspenso mostrando a libertação da ilusão e o outro pé pisando no anão que simbolicamente representa o ser pequeno, o ego. A mão direita significa proteção, a esquerda mostra o pé que está suspenso, que é a libertação.

No livro sagrado dos hindus se explica que, em tempos em tempos, nasce aqui na terra um grande ser, como eles dizem que nasceu aqui terra há quase cinco mil anos atrás Krishina em sua forma original. Dizem que apesar de pertencer a uma dinastia de reis, ele foi criado como um pastorzinho de vacas em uma pequena cidade chamada de Vrindavana, onde cresceu como uma criança muito indisciplinado, mas muito extraordinária. Que executando atividades que, devido a seu potencial ilusório, pareciam comuns aos olhos de quem o rodeava. Dizem também que ele cresceu e se transformou em um fascinante rapaz (Gopala), que ao simples toque de sua flauta encantava o universo inteiro, e que atraia a atenção das mocinhas locais, principalmente da sua eterna Consorte Radha. E dizem que eles formam um casal supremo, e por isso são chamados os deuses absolutos da devoção e do amor. Mais para você entender realmente quem é Krishna é preciso ler o livro Bagavad-Gita, do Mahabarata, que conta a maravilhosa história de sua vida e seus ensinamentos aqui na terra. Outro deus da Índia é Lord Ganesha, esse diz ser o mais popular da Índia.Saiba que em todas as casas dos hindus tem uma representação de Ganesha, pois ela tem a função de quebrar os obstáculos que impedem de progredir tanto materialmente como espiritualmente. Ganesha ele tem a cabeça como a de um elefante, e que sua tromba abre caminhos, e retira todos os empecilhos que surgem em uma caminhada, e saiba que ele funciona como um radar, que presente os perigos que estão a sua volta, e o que está por vir. Ele é o filho de Parvati e Shiva e ele tem os atributos tanto masculino como feminino. E com essa dupla força Ganesha tem o poder de vencer todos os obstáculos. Pois saiba que ele é o escritor do Mahabarata, que é uma obra de sabedoria necessária para o progresso de um ser humano. Ganesha é ao mesmo tempo forte e suave. Dizem que ele é rápido, pois seu veículo é um ratinho. Ele adora ser chamado de um doce Ladoo que é sempre representado em suas imagens e tem armas que o defendem dos inimigos tanto de longa distancia como de curta distancia.

Saiba também que existem muitas histórias sobre Lord Ganesha. Mas para quem conhece a bíblia, ver que todas essas histórias dos deuses da Índia, esta muito distante da realidade e dos fundamentos religiosos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário