sábado, 13 de novembro de 2010

Famílias cristãs podem ser expulsas de Lao

Elas foram ameaçadas, tiveram bens confiscados, presos e um homem morreu
Famílias cristãs podem ser expulsas de Lao Funcionários na Vila Katin, em Laos, sudeste da Ásia que faz fronteira com a Birmânia, ordenaram que seis famílias cristãs renunciem sua fé ou serão expulsos em janeiro, informou o grupo Human Rights Watch para Liberdade Religiosa de Lao (HRWLRF).

O chefe da aldeia Katin e oficial de assuntos religiosos, junto com forças de segurança locais, abordaram as seis famílias e as ameaçaram depois expulsar 11 famílias cristãs no inicio do ano, totalizando 48 pessoas.

Desde a expulsão em janeiro, as famílias vivem sob ameaça, confisco de gado e outros bens, a detenção de 80 homens, mulheres e crianças em uma escola e à morte por asfixia de um camponês cristão.

Imediatamente após a expulsão, mais duas famílias na aldeia de Katin se tornaram cristãos, apesar do risco evidente para a sua segurança. O chefe da aldeia permitiu que eles ficassem em Katin, mas alertou os moradores que suas casas seria derrubadas se eles fizeram contato com os cristãos expulsos.

Nos meses seguintes, os moradores expulsos sofram com a falta adequada de abrigo, comida e água, levando a infecções nos olhos e pele, diarréia, desidratação e até a morte de um morador. As autoridades de Katin também negaram o acesso de crianças cristãs a escola.

No início de maio, representantes do distrito deram a permissão para que cristãos voltassem  a aldeia para levar arroz as família para evitar a fome. Algumas famílias tentaram cultivar seus campos de arroz para não perdê-los completamente, mas o trabalho era extremamente difícil, pois as autoridades tinham confiscado os seus búfalos, essencial para a agricultura em Laos.

Em julho, os funcionários da sede provincial Saravan e Ta-oyl do escritório de assuntos religiosos reuniram-se com as famílias despejadas em seus abrigos na floresta e os encorajou a voltar à Katin.

Os cristãos decidiram voltar, mas com cinco condições: que seja criada uma “zona cristã” dentro da aldeia para evitar conflitos com os não-crentes; que cessem todas as formas de perseguição; que seus filhos voltem à escola; que seja concedido o direito de enterro no cemitério e que recebam uma compensação pelas casas destruídas durante a expulsão.

Laos é um país comunista, com 1,5% da população cristã, 67% budista e o restante não tem religião definida. Os artigos 6  e 30 da Constituição do Laos garante o direito dos cristãos e outras minorias religiosas a praticar a religião de sua escolha, sem discriminação ou penalidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário