sábado, 13 de novembro de 2010

Exclusivismo Cristão

Exclusivismo Cristão

João Rodrigo Weronka

Podemos resumir o Exclusivismo Cristão da seguinte maneira: Jesus Cristo é o Filho de Deus; Ele é o Senhor e Salvador e crer nEle é essencial para alcançar a salvação. As Sagradas Escrituras apontam uma série de textos que afirmam esta verdade, por exemplo:
“Porque Deus amou ao mundo de tal maneira, que deu seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” João 3.16
“E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos.” Atos 4.12
Não é raro vermos manifestações calorosas dos mais variados segmentos religiosos acusando o cristianismo de ser uma religião intolerante, onde seus membros não passam de um bando de hipócritas arrogantes que afirmam que só existe um caminho. A mais recente explosão de manifestações ateístas teve como estopim a suposta indignação da britânica Ariane Sherine, uma escritora de comédias, que leu num site cristão que todo aquele que não crê em Jesus como redentor está condenado. Amplamente divulgada pela mídia, sua campanha ateísta não causou impacto apenas na Inglaterra, mas nos quatro cantos do planeta. Além de conseguir arrecadar cifras significativas para patrocinar sua jornada anti-Deus, Sherine tem o forte apoio de figurões ateus, como por exemplo, Richard Dawkins, autor de “Deus, um delírio”. [1]
Devido a manifestações como esta muitos são os cristãos que sentem medo e vergonha de, no mínimo, declarar sua fé em Jesus Cristo como único caminho para Deus como medo de receber o rótulo de intolerante.
Nossa sociedade pós-moderna hipócrita vive a se questionar se é respeitável um cristão dizer que existe apenas um caminho para Deus. Se perguntam como pode alguém sustentar tal idéia em nossos dias? Tenho acompanhado de longe os malefícios que a atual novela das oito da Rede Globo (Caminho das Índias) tem causado. Além de esconder a verdadeira face da Índia, encharcam os lares brasileiros com a religião Hinduísta, lançando modas quanto a roupas, adereços, maquiagem, termos, gírias e o pior, a religiosidade nociva (e pasme!) exclusivista radical do Hinduísmo. Com a desculpa de promover a cultura, manipulam as mentes incautas. 
Diante desse quadro de tamanha diversidade religiosa e onde os pluralistas estão de plantam para impor sua cosmovisão, os cristãos acabam sendo taxados de intolerantes ao afirmar que só Jesus é o caminho. Logo, fica uma questão básica para podermos prosseguir neste reflexão: é, verdadeiramente, ofensivo afirmar que só Jesus Cristo é o caminho? Pare, pense e prossiga. 
O que é o exclusivismo?
Diz Norman Geisler no verbete exclusivismo da Enciclopédia de Apologética, no que tange o Exclusivismo Religioso: 
            “O exclusivismo religioso afirma que apenas uma religião pode ser verdadeira, e todas as outras opostas à única religião verdadeira devem ser falsas” [2] 
Tal explicação lança uma luz e abre o caminho para o raciocínio (lembre-se, fé e razão não são inimigos!). Amado leitor, quando temos algo exclusivo, temos o seguinte quadro lógico: a afirmação da verdade condiciona tudo aquilo que lhe é oposto como algo falso. Pergunto então, só o cristianismo afirma ser exclusivista? Claro que não! Temos muitos grupos que se classificam como exclusivistas. 
Os muçulmanos são exclusivistas de modo radical; além de reivindicar ser a única verdade teológica, crêem que quando seus credos expostos no Alcorão são anunciados noutra língua a mensagem pode ser dessacralizada. O ideal é que a mensagem seja proclamada no próprio idioma árabe. Os Budistas se revelam como detentores de um nobre caminho de crescimento espiritual distinto de todos outros (seus adeptos não gostam dos termos “religião” e/ou “filosofia”). Sidharta Gautama, fundador do Budismo rejeitou os ensinos do Hinduísmo, incluindo os a literatura dos Vedas e o sistema de castas. O próprio Hinduísmo – no momento tão aclamado nas terras tupiniquins – é tão exclusivista que toda e qualquer manifestação religiosa que vá contra ou que seja distinta aos ensinos relacionados ao carma, os Vedas, a crença na reencarnação e o sistema de castas são tidos como inimigos. Recentemente uma explosão de ódio contra cristãos resultou em expressivos números de mortos e asseverou ainda mais a perseguição de cristãos na índia, país cuja população é predominantemente hindu [3]. Até mesmo o Ateísmo acaba sendo um sistema exclusivista

Nenhum comentário:

Postar um comentário