sábado, 27 de outubro de 2012

OS NOMES BÍBLICOS DE ISRAEL


Saiba como surgiu o nome da mais importante nação bíblica
1. Israel

O termo Israel procede originalmente do hebraico yiśrā’ēl. O vocábulo aparece cerca de 2507 no Antigo Testamento. É formado pelo verbo śārâ, isto é, “contender”, “pelejar”, “lutar” e, pelo substantivo ēl, “deus”, “Deus”, “poderoso”, “forte”. Ipsis verbis quer dizer “Ele contende com Deus”, sendo possível a tradução “lutador de Deus” ou “quem lutou contra Deus” (Gn 32.28; 35.10). 

Todavia, em razão de o substantivo ēl no Antigo Testamento ser empregado mais como sujeito do que objeto de complemento de nomes próprios, alguns hebraístas preferem a tradução “Deus luta”, em vez da anterior. A tradução é possível, embora não seja necessária pelo contexto. Há, contudo, aqueles que relacionam o verbo śārâ, com o verbo śārar, cujo sentido literal é “dominar”, “reinar” ou “agir como príncipe”:  

“Então, disse: Já não te chamarás Jacó, e sim Israel, pois como príncipe lutaste com Deus e com os homens e prevaleceste” (Gn 32.28). 

Essa última posição não apenas foi admitida na tradução bíblica quanto também na história. O nome yiśrā’ēl, portanto, empregou-se inicialmente como evento profético, histórico-salvífico, que descrevia tanto a nova condição de Jacó quanto o seu destino. Israel é o homem e o povo do pacto (Êx 19.5; Is 42.8; Ez 20.5).

A partir desse novo emprego, o nome yiśrā’ēl  designa o nome  pessoal do patriarca Jacó (Gn 35.10, 21-22; 50.2; Êx 1.1). Ainda em Gênesis, o literato usa o termo dentro do contexto nômade como referência à “tribo” de Israel (Gn 34.7), mas também como designativo dos descendentes de Jacó (Gn 35.22; Êx 1.7; 2.23). Do uso patronímico anteriormente descrito é que resulta o nomeyiśrā’ēl como indicação do povo ou a nação de Israel (Gn 32.32; Êx 35.15), por meio da expressão “filhos de Israel” (Êx 11.10; 12.35; Lv 1.2), “casa de Israel” (Êx 16.31; Sl 135.19). Na época da monarquia dividida, “casa de Israel”, é uma referência ao Reino do Norte ou Israel, entre o período de 935-722 a.C. (1 Rs 12.21; Os 5.1; Am 5.1). 

2. Israelita e Israelense

O nome israelita, usado geralmente como sinonímico de judeu, procede do hebraico yiśrā’ēl, título dado ao patriarca Jacó, após a notável luta contra o ser teomórfico em Betel. O termo “israelita” (tylarsy)  aparece em sete referências bíblicas: cinco no Antigo (Lv 24.10, 11;  Nm 25.8, 14;  Jz 7.14), e duas em o Novo Testamento (Jo 1.47; Rm 11.1). 

Segundo o Dr. Winton Thomas, na obra Documentos dos Tempos do Antigo Testamento [1], a referência extrabíblica mais antiga do nome israelita, ocorre em uma inscrição egípcia de 1220 a.C., em um pilar erguido por Merneptah, rei do Egito. A inscrição afirma “Israel jaz deserto; sua descendência já não existe”. 

Israelita é um termo nobiliárquico que exprime o caráter exclusivo da ascendência de um indivíduo, procedente do patriarca Israel ou de uma das doze tribos:“porque também sou israelita, da descendência de Abraão, da tribo de Benjamim” (Rm 11.1). Também se emprega como referência à religião monoteísta do povo hebreu e dos seus  descendentes. Neste aspecto, afirma a Enciclopédia Britânica a respeito do uso da palavra:

[emprega-se] com a conotação do exclusivismo religioso de um povo que se considera escolhido para uma missão, sendo usado pelos judeus para exprimir seu orgulho de pertencer ao povo eleito. [2]

Assim sendo, afirma Paulo em Romanos 9.11, 12 que, “nem todos os que são de Israel são israelitas (lit.“Israel são Israel”); nem por serem descendência de Abraão são todos filhos; mas: Em Isaque será chamada a tua descendência”. Isto é, somente o remanescente fiel (Rm 9. 27).

Já israelense, embora procedente do mesmo patronímico, é de uso mais recente. Procede de Israel e do sufixo ense que denota “relação”, “procedência” ou “origem”. O israelense ou israeliano é aquele que pertencente ao Estado de Israel; ou simplesmente, o natural ou habitante do Estado de Israel. Com a fundação do Estado de Israel, criou-se a distinção entre israelita – do povo judeu –, e israelense, do Estado de Israel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário