terça-feira, 10 de agosto de 2010

Arqueólogos encontram sinagoga onde Jesus pode ter ensinado

Arqueólogos israelenses encontraram uma sinagoga debaixo do monte Arbel, ao norte de Tiberias, em frente às praias do mar da Galileia. A antiga construção localiza-se exatamente na extremidade da antiga cidade de Migdal (Magdala), que no passado foi uma próspera comunidade de 30 mil habitantes e lar de Maria Madalena.
Dina Avshalom-Gorni é a arqueóloga que dirige as escavações. Quando ela descobriu a sinagoga, logo percebeu ser algo muito especial. “Me perguntei: ‘Dina, será possível que você está em uma sinagoga do primeiro século?’ Não podia acreditar”, conta.
A estudiosa disse que, levando-se em consideração a idade da sinagoga, sua localização e a história da Galileia, é extremamente provável que Jesus tenha ensinado lá. “Podemos assegurar que Jesus se apresentou como rabino, junto a esta mesa de oração para orar e transmitir sua mensagem à sua comunidade.”
Os arqueólogos seguem trabalhando e esperam descobrir mais daquilo que pode ser um dos achados mais significativos da história. Depois de anos de escavação na região, esta é a primeira sinagoga do primeiro século a ser descoberta na Galileia. Para os arqueólogos, o milagre é que se manteve abaixo da superfície durante dois mil anos.
“Os restos da sinagoga foram encontrados perto da superfície, a apenas alguns centímetros de profundidade. Passaram-se dois mil anos para ser escavada, encontrada e vir à luz, para que todo mundo pudesse vê-la. Esta sinagoga não havia sido tocada, assim, penso ser um milagre. Um milagre arqueológico”, declara Gorni.

Universitários da Igreja Universal realizam debates sobre a Teoria da Evolução

A reunião com os universitários que aconteceu no domingo de Páscoa, dia 4 de abril, reuniu estudantes do ensino superior e graduados em várias áreas. Dentistas, engenheiros, jornalistas, advogados, cientistas, professores, analistas de sistemas, administradores, contadores e psicólogos compuseram a platéia, e atentos, meditavam na seguinte mensagem bíblica orientada pelo pastor Jean Madeira, coordenador da Força Jovem Brasil. “…A um herói concedi o poder de socorrer; do meio do meu povo, exaltei um escolhido. Encontrei Davi, meu servo; com o meu santo óleo o ungi”. (Salmos 89:19,20)
“Observe que Deus chama Davi de herói e se você se aprofundar, saberá que até hoje todos assim o consideram devido os seus feitos que mudaram a história de Israel. Em nossos dias, os bombeiros também são considerados heróis, pois possuem o poder de socorrer.
Deus deseja fazer de você um herói porque Ele te escolheu para socorrer, ajudar o próximo, através das multiformas de sabedoria para ganhar almas. Os grupos que existem na IURD são as maneiras que o Senhor Jesus nos proporciona para alcançarmos os mais diferentes tipos de pessoas. Como formadores de opinião, vocês universitários e graduados, se permitirem, serão instrumentos importantes nas mãos do Espírito Santo para levar o Senhor Jesus às outras pessoas, começando com os membros da sua família. Dessa maneira, serão heróis por conseguirem socorrer pessoas que sofrem sem a presença e a direção de Deus em suas vidas”, explicou o pastor, realizando em seguida uma oração para que cada um dos que estavam presentes entregassem suas vidas a Jesus e se colocassem à disposição d´Ele para ganhar almas.
No mesmo espírito, de mãos dadas, todos clamaram uns pelos outros e após a oração, o pastor enfatizou sobre a expectativa para o evento Dia da Decisão que acontecerá em 21 de abril, no Autódromo de Interlagos.
Em seguida, o pastor e palestrante Marcelo Hodge que é psicólogo, especialista em negócios e filosofia cristã, apresentou a palestra Teoria da Evolução: Fatos e Fábulas, abordando assuntos polêmicos como idade da Terra, registro de fósseis, dinossauros e a Arca de Noé.
“Recentemente, foi publicada em um jornal de grande circulação uma pesquisa apontando que 59% dos brasileiros acreditam em Deus e em Darwin. O problema é que em essência se trata de duas coisas contraditórias – Darwin argumenta a evolução das espécies em milhares de anos e a Bíblia narra uma criação divina em seis dias. Seria semelhante a uma crença em “solteiros casados”. Nada melhor que, no domingo que celebramos a ressurreição de Cristo, ressuscitar também as verdades de sua palavra sobre a criação do Mundo”, disse o palestrante.
O que não se esperava é que um convidado especial iria comparecer ao evento. No meio da apresentação, um dos integrantes do grupo, fantasiado de gorila, invadiu o auditório dando pulos, causando um grande susto seguido de muitos risos. Isso serviu para descontrair a palestra, que prendeu a atenção de todos. Durante o encontro, foi servido um coffee break e no final, os participantes receberam um certificado do Centro Universitário IURD.
A próxima reunião com universitários e graduados acontecerá no domingo, dia 11 de abril, às 16 horas, no sétimo andar do Templo Maior, com o debate sobre profissões e oportunidades no mercado de trabalho. Participe você também e traga seus amigos!
Confira alguns momentos deste encontro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário