Religião e moda…convivência possível?
A religião e a moda parecem conceitos tão diferentes que pelo menos para mim associá-los resulta complexo. Mas nada mais longe da realidade; uma religião implica crer, ter fé…e todos cremos em algo (ainda que esse algo seja “nada”)!O mundo da moda tem apresentado em mais de uma ocasião sobre a passarelle o mundo religioso e muitas manequins e estilistas, apesar do “frívolo” ambiente no que se movem, são crentes acérrimos de diferentes religiões. Este é o caso da Miranda Kerr sobre a que li um artigo há pouco tempo no que se assegurava que era budista!
Não sei porquê me surpreende tanto, a verdade. No mundo do cinema os actores e directores religíosos são muitíssimos. Quem não sabe que Richard Gere é budista? ou que Mel Gibson é um acérrimo católico? Pois, no mundo da moda igual, embora sobre a vitrina que constitui uma passarelle muitas vezes os estilistas apenas procuram despertar interesse, gerar comentários, criar polémica.
As primeiras fotos correspondem à nova colecção para Primavera-Verão da Lydia Delgado. A estilista espanhola apresentou em Cibeles as suas novas propostas nas que o acessório indispensável foram os crucifixos. Estes símbolos religiosos cristãos combinavam-se à perfeição com os sóbrios designs da catalana. Neste caso Lydia, mais que expressar a sua fé, pretendia chamar a atenção..
Porém não foi a primeira em subir o tema religioso à passarelle. David Delfín apresentou há uns anos uma polémica colecção nas que as manequins levavam uma burka. Aquilo foi comentado por todo tipo de meios durante semanas e ainda na actualidade todos recordamos isto perfeitamente.
E é que não sou a única à que lhe choca a relação entre religião e moda; uma polémica servida e da que se tem falado, da que se fala e se seguirá falando muito tempo, porque as incógnitas são muitas e dificilmente podem ser esclarecidas. Como por exemplo…pode uma crente budista desfilar em lingerie?
Devo reconhecer que tive dificuldade em encontrar uma foto da manequim australiana Miranda Kerr em que saísse vestida. É uma das manequins de lingerie melhor pagadas, um dos anjos da Victoria´s Secret e também, adepta ao budismo de Nichiren Daishonin. Definitivamente moda (mesmo a interior) e religião podem conviver…não acreditas?
Nenhum comentário:
Postar um comentário