Leia:
Juízes 13:1 16:31
Corno alguém poderia ser capaz de começar tão bem e ter um final de vida tão ruim? A partir dos relatos, Sansão poderia ser considerado um dos maiores líderes de Israel, mas, no fim da história, ele terminou sendo um dos piores.
BOM COMEÇO, PÉSSIMO FINAL
Sansão tinha tudo a seu favor. Era uma criança especial, profetizada pelo anjo do Senhor a seus pais. Ele tinha um destino e um propósito divinos. As palavras do anjo foram registradas como se segue: "O menino será nazireu consagrado a Deus desde o ventre de sua mãe; e ele começará a livrar a Israel do poder dos filisteus" (Jz 13:5). Ainda criança, Sansão foi abençoado por Deus, e o Espírito de Deus estava sobre ele
(Jz 13:24,25).
Sansão realizou muitos atos de força durante sua vida e julgou
Israel por 20 anos. Porém, apesar de seu bom começo, Sansão se
meteu em confusões muitas vezes e acabou muito mal: estava fraco,
cego e foi escravizado pelos filisteus, o povo de quem ele deveria libertar Israel.
Por que Sansão não se tornou o líder que ele tinha potencial para ser? Seu caráter desprezível transformou-o numa pessoa indigna de confiança, e isso destruiu sua liderança. Ele era impetuoso, volúvel. inclinado à luxúria, temperamental, emotivo e imprevisível. Ninguém conseguia descobrir suas intenções, nem mesmo sua esposa, seu sogro ou os israelitas. Seu povo o prendeu e o entregou nas mãos dos filisteus para salvar seus pescoços.
O fato de ser indigno de confiança se estendia inclusive a Deus. Antes de se acabar, ele quebrou seu voto de nazireu. Primeiro, antes do casamento, tocou o corpo de um animal morto (Jz 14:9). Segundo, deu uma festa de casamento regada a bebida (Jz 14:10). Quando
finalmente quebrou o terceiro voto, permitindo que seu cabelo fosse cortado, Deus removeu a unção de sua vida (Jz 16:19,20). Sansão flertou com as desgraças repetidas vezes, e ela o alcançou.
QUANTOS VÃO ACABAR BEM?
Há alguns anos falei numa conferência sobre liderança para pastores na cidade de Albuquerque, Novo México. Enquanto estive lá, conversei com um pastor amigo meu da cidade de Houston, no Texas, chamado John Basagno, sobre a questão de acabar bem. Enquanto falávamos, ele me mostrou uma velha Bíblia, bastante gasta, e disse:
John recebeu o chamado para ser pregador quando tinha 21 anos de idade. Conversei com meu sogro sobre isso logo depois do chamamento, e sabe o que ele me disse?
As coisas são assim. Somente uma pessoa em dez que entram no ministério estará nele quando chegar aos 65 anos.
Pude perceber que John estava ficando emocionado quando abriu aquela velha Bíblia e me mostrou a contracapa.
- Escrevi nesta Bíblia o nome de 25 amigos que estudaram comigo no seminário. Todos nós estávamos na casa dos 20 anos. Ainda não cheguei aos 65, mas sinto em dizer que 20 deles já abandonaram o ministério. Então ele me olhou nos olhos e disse:
- Estou lutando com unhas e dentes para ser um daqueles que vão permanecer. Quero acabar bem.
Penso que muitas pessoas acreditam que se tivessem tido um começo como o de Sansão, achariam fácil liderar e acabar bem. Mas Deus dá a todos nós um começo suficientemente bom para sermos
capazes de acabar bem. Depende de nós preservarmos nosso caráter e construir confiança entre as pessoas de modo que Deus possa usar nossa liderança.
A falta de integridade de Sansão foi sua ruína. Quando os líderes perdem a integridade também perdem a confiança das pessoas. E quando isso se vai, eles estão acabados. Sansão pode ter acabado com algumas centenas de filisteus no fim de sua vida, mas conseguiu isso ao custo de perder sua autoridade e sua liderança como juiz, bem como sua própria vida.
PERGUNTA PARA REFLEXÃO
Seus liderados o consideram urna pessoa dígna
de confiança?
2º Dia
Pensamento de liderança para hoje:
Sempre existem sinais de que um líder não está
numa base sólida.
Quem anda em integridade anda seguro, mas o que perverte os seus caminhos será conhecido.
Provérbios 10:9
Sansão teve tempo de voltar atrás, mas não o fez, Os capítulos 14 e
15 de Juízes detalham seu comportamento impetuoso e o fruto de
seu caráter fraco, mas a passagem termina dizendo o seguinte sobre
Sansão: "Sansão julgou a Israel, nos dias dos filisteus, vinte anos"
(Jz 15:20).
Olhe para a vida de Sansão e você verá um padrão de comportamento negativo que só causou problemas, tanto em termos de relacionamento
com Deus quanto na liderança do povo. A verdade
que nenhum líder se vê atado sem que primeiro tenha passado por Sinais que indicassem que ele estava penetrando em território perigoso.
Nenhum líder se vê atado sem que primeiro tenha passado por sinais que indicassem que ele estava penetrando em
território perigoso.
SINAIS DE LÍDERES EM PERIGO
Quando os líderes dão início ao processo de erosão da base sólida da liderança em que se pode confiar, eles normalmente exibem pelo menos um dos sinais a seguir, indicando que estão em dificuldade.
Tal como Sansão, os líderes com problemas...
l) Deixam de enfrentar fraquezas de caráter muito claras
"Sansão lutou com o problema de impureza sexual desde os primeiros anos de sua vida. Pelo fato de não tentar controlar seu desejo, isto sempre o levou a passar dos limites. Em vez de honrar a ordem
Deus de não se casar com uma mulher estrangeira, ele pediu a seus pais uma mulher filistéia, justificando seu pedido com a frase "só desta me agrado" (Jz 14:3). Mais tarde, ele dormiu com prostitutas. E sua destruição cabal veio como resultado de seu relacionamento com Dalila.
Todas as vezes que um líder deixa de reparar as falhas de seu caráter, elas se tornam piores. E as falhas inevitavelmente levam a uma espiral descendente que culmina com a destruição da base moral do líder.
2. Fazem uso da mentira para preservarem a si mesmos
Quando as pessoas flertam com a desobediência, é comum vê-las usando a mentira para se proteger. Isto foi evidente na vida de Sansão. Ele adorava usar enigmas para enganar as pessoas. Ao dar o passo derradeiro além da linha da obediência, tendo um caso com Dalila, Sansão passou à mentira declarada. Mentiu a Dalila três vezes sobre a origem da força que o protegia. Todas as vezes que um líder distorce a verdade, de qualquer forma, vemos um sinal de que ele está em perigo.
3. Agem impulsivamente
Vez por outra Sansão mostrava sua impetuosidade. Escolheu sua esposa num impulso. Não considerou as possíveis conseqüências de lançar um enigma para os convidados de seu casamento ou de revelar a resposta a sua esposa filistéia. E mais de uma vez se viu no meio de uma batalha sangrenta como resultado de seu espírito impulsivo. Um líder incapaz de controlar seu temperamento é um perigo para si mesmo e para os outros.
4. Fazem mau uso dos dons dados por Deus
Sansão possuía uma incrível força e a unção divina, mas desprezou a ambas, O fato é que, em alguns momentos, usou sua influência para fazer brincadeiras para seu próprio deleite. Depois que o sogro de Sansão deu sua esposa ao seu padrinho, Sansão explorou este fato com um propósito de vingança pessoal, em detrimento ao que o Senhor tencionava para a libertação de seu povo. Este fato provocou as mortes do sogro de Sansão e da filha filistéia daquele homem.
Deus dá os dons para seus propósitos, e eles são sempre maiores que a pessoa que os possui. Mas quando um líder faz mal uso dos dons e recursos que Deus lhe provê, as conseqüências são sempre indesejáveis.
5. São derrotados por causa de um ponto fraco
Aqueles que dão liberdade total a seus pecados terminam sendo consumidos por eles. Ao encontrar Dalila, Sansão finalmente se viu diante de uma igual. O enganador foi enganado; o sedutor, seduzido. Ele brincou com ela, mesmo ciente de que a mulher trabalhava para o inimigo. Mas ela conseguiu o melhor dele, atiçando-o a falar o que estava em seu coração (Jz 16:18). Foi um jogo perigoso, o qual ele perdeu, custando-lhe tudo o que tinha.
Algumas pessoas gostam de acreditar que suas fraquezas particulares não têm conseqüências públicas, mas isso sempre acontece. Os líderes não podem escapar daquilo que realmente são, e o que eles fazem na escuridão é revelado sob as luzes. Se o que fazem é bom, isto constrói o caráter do líder e aumenta a confiança do povo. Se é ruim, então tudo o que ele faz é afetado, até que não sobre mais nada sobre o que se apoiar.
PERGUNTA PARA REFLEXÃO
Algum desses sinais está presente em sua vida?
3º Dia
Pensamento de liderança para hoje:
Quando um líder perde o contato com Deus e com seus liderados, perde também a capacidade de aprender.
O caminho para a vida é de quem guarda o ensino, mas o que abandona a repreensão anda errado.
Provérbios 10:17
Se eu pegasse todas as falhas e problemas de Sansão e tentasse descobrir qual era a raiz de todos eles, chegaria à seguinte conclusão: Sansão não se deixava ensinar. Não importava o que acontecia com ele, para o bem ou para o mal, parecia que ele não aprendia nunca. Continuava andando na mesma direção errada até que encontrasse um final desastroso.
QUANDO OS LÍDERES PERDEM
A CAPACIDADE DE APRENDER
Sansão é praticamente um protótipo do líder que se desqualifica para a liderança. Ele era tão centrado em si mesmo, tão indisciplinado e tão arrogante que perdeu a capacidade de deixar-se ensinar. Esta perda pode fazer corri que a pessoa mais talentosa se transforme num líder ineficiente.
O QUE ACONTECE QUANDO OS LÍDERES
PERDEM A CAPACIDADE DE APRENDER?
1. Confiam em sua própria força e entendimento
Eles não buscam a orientação de Deus e das outras pessoas. Os líderes incapazes de deixar ensinar estão quase sempre fora do alcance do toque de Deus e de seus liderados. Provérbios 3: 5,6 declara o seguinte:
Confia no Senhor de todo o teu coração e não te estribes no teu próprio entendimento. Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas.
O caminho da vida de Sansão ia na direção oposta.
Sansão fez uso repetidas vezes da força bruta para lidar com as dificuldades. Sempre que enfrentava um problema, ele reagia com violência, em vez de lidar com os problemas do seu caráter. Quando se viu acuado na festa de seu casamento, matou 30 pessoas para pegar suas roupas (Ji 14:19). Quando os homens de Judá o entregaram nas mãos dos filisteus - o que, aliás, é o único registro de alguma interação de Sansão com seu povo -, ele matou violentamente mil filisteus (Jz 15:15). Quando foi pego com uma prostituta, arrancou os portões da cidade de Gaza (Jz 16:3).
Sansão não seguiu o conselho de seus pais, não temos registro de vê-lo se aconselhando com seu povo, e também não buscou a orientação de Deus. Pior ainda, Sansão nunca reconheceu que Deus era a fonte de sua força. Embora as Escrituras afirmem claramente que o Espírito de Deus era a fonte de sua energia, ele sempre recebeu os créditos para si mesmo. De um homem ungido ele se transformou num homem arrogante.
2. Deixam de aprender com seus erros
A vida de uma pessoa vai para cima ou para baixo, dependendo se a pessoa se levanta e dá a volta por cima ou se cai e fica no chão. Olhe para a vida de Sansão e você verá um registro de falta de melhoria. Ele é uma espiral descendente.
Para que os líderes aprendam com seus erros, é preciso ser...
Grande o bastante para admitir os erros. Tudo começa aqui. Sansão culpava a todos por seus problemas. Nem uma Vez sequer ele admitiu seu pecado e se humilhou diante de Deus.
Esperto o suficiente para se beneficiar deles. Uma coisa é saber que está errado. Outra é descobrir que cometeu um erro. Porém, sem este passo a pessoa está fadada a repetir os mesmos erros.
Forte o bastante para corrigi-los. Saber por que você errou é essencial para corrigir erros, mas, se não é capaz de implementar as mudanças necessárias em sua vida, você não será capaz de melhorar nem a si mesmo, nem a sua situação. E isso exige força-não a do tipo de Sansão, mas força de caráter.
Saber por que você errou é essencial para corrigir erros, mas, se não é capaz de implementar as mudanças necessárias em sua vida, você não será capaz de melhorar nem a si mesmo, nem a sua situação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário