sábado, 25 de dezembro de 2010

Jornal Daily Mail: José é um herói esquecido na história do Natal

Jornal Daily Mail: José é um herói esquecido na história do Natal

Duncan Smith ressalta que problemas sociais devem-se, em parte, à falência da figura paterna
Jornal Daily Mail: José é um herói esquecido na história do Natal Após a figura de Jesus, primeiro e maior exemplo, Maria é, geralmente, o centro das atenções no teatro da escola da Natividade, mas Iain Duncan Smith diz que a sociedade e a igreja fariam bem em prestar mais atenção a José.

Escrevendo no jornal Daily Mail de ontem (22), o MP Tory disse que José foi o "herói esquecido" da história do nascimento de Cristo.

O exemplo dado por José sempre em pé ao lado de Maria , disse ele, é "uma mensagem muito clara e importante para o nosso próprio tempo", em que gerações de jovens estão crescendo sem referências paternas.

Duncan Smith disse que a sociedade parecia ter esquecido o importante papel desempenhado pelos pais, de prover abrigo, segurança, educação, apoio e não só colocar comida na mesa, para incentivar e apoiar os seus filhos.

"Trata-se de uma das melhores referências masculinas que um homem pode ter", disse ele.

Duncan Smith apontou ainda a falência da figura paterna numa família como motivo para níveis elevados de absentismo, comportamento anti-social, delinquência juvenil, formação de gangues de rua, gravidez na adolescência, dependência de drogas e tantas outras mazelas sociais.

"José não era um pai ausente, ele estava lá, com Maria e com Jesus. Identifico a importância deste na história de Cristo e digo o quanto tem faltado verdadeiros exemplos de dedicação abnegada e empenho que deve ressoar até hoje ", conclui.

Ele elogiou José por sua "coragem e honra" na luta para encontrar alojamento para a sua esposa grávida e proteger sua família dos soldados de Herodes. 
"Algumas crianças hoje podem perguntar: onde estão os homens de coragem e honra de hoje?"

Brasileiro tem confiado menos nas igrejas

Brasileiro tem confiado menos nas igrejas

Resultado foi apresentado pelo Ibope
Brasileiro tem confiado menos nas igrejas
A população brasileira está confiando menos nas igrejas e um pouco mais na família, que continua sendo uma referência no que tange a confiança social. Esse resultado foi registrado no Índice de Confiança Social, medido pelo IBOPE Inteligência, que tem o objetivo de acompanhar, como um termômetro, as oscilações na relação de confiança da população com as instituições e também com as pessoas de seu convívio social.
Em relação ao ano passado, o Índice de 2010 aferiu uma baixa de 76% para 73 % no grau de confiança atribuído as igrejas de modo de geral. Já em relação a instituição familiar, desde de 2009 é a que mais inspira a confiança do brasileiro. E essa confiança cresceu mais 1%. Em 2009, ela se matinha em 90%, agora a arrancada mínima para 91%, não deixa de frustrar aqueles que acham que parente bom é parente longe.

Os estudos foram feitos também na Argentina e em Porto Rico. A queda de confiança nas igrejas se repetiu na Argentina, com uma diminuição ainda mais significativa, de 58% para 53%. Já em Porto Rico, os números se elevaram sensivelmente de 79% para 80%. Os argentinos também estão mais céticos em relação a família, pois os 94% de confiança caíram para 92%. O mesmo 1% de crescimento foi repetido entre os porto-riquenhos, que de 88% chegaram a 89%.

Outros dados comparativos que chamaram a atenção na pesquisa do Ibope,  foi que a população brasileira está mais confiante no sistema eleitoral e um pouco menos nos meios de comunicação, embora os meios de comunicação ainda despertem maior confiança do que o sistema eleitoral. Em relação ao ano passado, o Índice de 2010 aferiu uma alta de 49% para 56% no grau de confiança atribuído ao sistema eleitoral brasileiro, sendo este o maior destaque dos resultados apresentados no Brasil. “O dado reflete os impactos do ano eleitoral na sociedade brasileira, com todas as campanhas veiculadas pela Justiça Eleitoral, sempre reforçando a credibilidade do sistema. Entretanto, o índice está apenas na média entre as demais instituições avaliadas, havendo ainda muito espaço para aumentar sua confiabilidade”, avalia Laure Castelnau, diretora executiva de marketing e novos negócios do IBOPE Inteligência.

De carona no ano eleitoral, outras instituições da política também apresentaram ganhos no Índice de Confiança Social. Foi o caso da avaliação de confiança no Governo Federal, que subiu de 53% para 59%, além do próprio Presidente da República, indo de 66% para 69%, e do Congresso Nacional, que foi de 35% para 38%.

Outras instituições não tiveram desempenho tão favorável. Além dos meios de comunicação, cujo índice caiu de 71% para 67%, houve redução do índice de confiança prefeituras, bancos e o corpo de bombeiros que apresentaram redução de três pontos percentuais na comparação entre 2009 e 2010.
Confira, abaixo, a tabela completa com os indicadores de todas as instituições avaliadas no Brasil, na Argentina e em Porto Rico.

Metodologia

O Índice de Confiança Social foi ouviu 3.802 pessoas nos três países que participaram da pesquisa, entre julho e novembro de 2010. No Brasil foram realizadas 2.002 entrevistas, na Argentina 800 e em Porto Rico 1.000.

A composição do índice é feita em uma escala de quatro pontos, em que é possível medir muita confiança, alguma confiança, quase nenhuma confiança e nenhuma confiança. Todas as pontuações atribuídas são somadas e divididas pelo número de entrevistados, resultando no índice geral.

Atentado contra pastor aparece no WikiLeaks

Atentado contra pastor aparece no WikiLeaks

Cônsul dos EUA no Recife estaria analisando
Atentado contra pastor aparece no WikiLeaks A tentativa de homicídio contra um pastor norte-americano da Igreja Batista de Coqueiro Seco, no interior de Alagoas, e os rumos de movimentos de trabalhadores sem terra no Nordeste são as principais preocupações contidas nos dois primeiros documentos secretos do Consulado dos Estados Unidos no Recife vazados pelo site WikiLeaks. Os dois telegramas - escritos em julho de 2005 e maio de 2008 - fazem parte de um lote de comunicados de embaixadas norte-americanas obtidos pelo portal eletrônico cujo fundador, Julian Assange, foi preso em Londres, na Inglaterra, pela suspeita de ter praticado crimes sexuais contra duas mulheres, na Suécia. O australiano, solto dias depois, se tornou a locomotiva de uma crise diplomática sem precedentes na comunidade internacional ao tornar públicos comentários, análises, comunicados, opiniões e lobbies de embaixadores e cônsules dos EUA mundo afora.

Exatos 1.947 foram enviados pela Embaixada de Brasília entre os anos de 1989 e 2010. No Brasil, o site registrou 778 documentos preparados pelo Consulado de São Paulo, 119 do Rio de Janeiro e 12 do Recife.

O primeiro dos mais de 250 mil telegramas das embaixadas conseguidos pelo Wikileaks e disponibilizado em www.wikileaks.ch, remete de Recife e se refere a uma tentativa de homicídio contra um pastor norte-americano de 45 anos, a 32 quilômetros da capital alagoana. O pastor havia sido ferido a tiros (no braço, pescoço e na mandíbula) na porta da Igreja Batista da Vitória, no bairro de Brasília, no dia 3 de julho. Internado em uma unidade de saúde do estado, ele acabaria transferido para Iowa, nos Estados Unidos, cinco dias depois.

No telegrama de quatro parágrafos e 35 linhas de julho de 2005, o Consulado no Recife analisa a possibilidade de o crime ter motivação semelhante à do assassinato da missionária Dorothy Stang. Nascida nos Estados Unidos e naturalizada brasileira, ela havia sido morta aos 73 anos, no mês de fevereiro daquele ano, em Anapu, no Pará. Pertencente à congregação das Irmãs de Nossa Senhora de Namur, a irmã era uma ativista pelos direitos dos trabalhadores rurais da Amazônia desde a década de 1970. Lutava pelo fim dos conflitos fundiários e defendia uma reforma agrária para beneficiar os moradores das imediações. O homicídio do qual foi vítima teve estreita ligação com as bandeiras por ela empunhadas.

O consulado, no entanto, refuta a associação entre os dois crimes e descarta a hipótese de episódio com conotações políticas contra o pastor. O telegrama conclui pela possibilidade de a tentativa de assassinato ser fruto de “negócios pessoais ou o envolvimento do ministério dele em uma área conhecida pelo uso abusivo de álcool e drogas”. Ainda assim, o consulado comunica o envio de representantes para a região onde o atentado ocorreu para esclarecer as circunstâncias do crime.

Depois de informar a chegada do pastor no Methodist Medical Center, em Iowa, em 9 de julho - viagem feita sem a solicitação de apoio ao consulado -, o telegrama assinado pelo cônsul dos EUA no Recife, Peter Swavely, pondera: “A impressão é que este atentado não foi ou não é politicamente motivado contra o religioso como um cidadão norte-americano, missionário ou envolvido em questões sensíveis da organização política e não-governamentais”. O cônsul relaciona o crime à postura do pastor na luta contra drogas na região e prática de aluguel de casas para pessoas com rendas modestas.

A investigação da Polícia Civil alagoana apontou a possibilidade de ligação do crime com o trabalho desenvolvido pelo religioso contra redes de prostituição infantil no município. Dos Estados Unidos, dias depois do atentado e ainda em recuperação, o pastor enviou uma mensagem para os fiéis brasileiros: “Não tenho a menor ideia de por que alguém quis tirar a minha vida. Seja quem for, perdoo de todo o meu coração”.

Repercussão

Cônsul dos Estados Unidos no Recife desde setembro de 2008, Christopher Del Corso, esclarece que o trabalho de um consulado em qualquer parte do mundo é reportar à embaixada e a Washington tudo o que acontece de relevante em sua área de cobertura.

“Mesmo com esses vazamentos do WikiLeaks, não vamos deixar de relatar nossas experiências. O Movimento dos Sem Terra preocupava e ainda preocupa os Estados Unidos”, destaca Del Corso, sem comentar o impacto negativo que a diplomacia norte-americana está tendo com o vazamento dos documentos.

Jim Caviezel chama o aborto de ´maior mácula moral do mundo ocidental´

Jim Caviezel chama o aborto de ´maior mácula moral do mundo ocidental´

Nos Estados Unidos, houve 50 milhões de abortos desde 1973
Jim Caviezel chama o aborto de ´maior mácula moral do mundo ocidental´ O ator Jim Caviezel, que fez papel de Jesus Cristo no filme “A Paixão de Cristo” de Mel Gibson, disse numa entrevista recente na Espanha que ele considera o aborto como “a maior mácula moral do mundo ocidental”.

Caviezel estava no país para promover seu filme mais recente “The Stoning of Soraya M.” (O Apedrejamento de Soraya M.), que acabou de ser lançado ali. A publicação Sembrar perguntou a ele: “Em sua opinião, qual é a maior mácula moral do mundo ocidental?”

“O aborto, sem dúvida alguma”, respondeu Caviezel. “Como disse Madre Teresa de Calcutá, ‘o aborto acabará levando o mundo à guerra nuclear’. Quando um homem mata um homem numa situação de guerra, é ruim, muito triste. Atila [o Huno] foi mais longe. Ele disse ‘não só vou matar os homens, mas também as mulheres e crianças’. Ele levantou o padrão para outro nível”.

Contudo, acrescentou Caviezel, “o aborto vai muito mais longe: quando a própria mãe mata seu filho ela está indo contra sua própria natureza, contra seu próprio instinto. As pessoas falam sobre ‘direito de escolher’, mas quando uma mulher faz isso, quando ela destrói a vida de seu filho em gestação, então chegamos ao limite. Não dá para o nível se elevar mais com relação à maldade”.

“Nos Estados Unidos, houve 50 milhões de abortos desde 1973”, disse o ator, comentando que o número é igual ao número total de mortes na 2ª Guerra Mundial, e “um quinto de nossa população”.

“O triângulo demográfico está se invertendo. A base continua diminuindo, até que não haja mais jovens para sustentar a população. Então, o que acontece? A fase seguinte é o tão chamado ‘direito de morrer’, eutanásia”, disse ele.

Caviezel, católico praticante que tem estrelado em numerosos filmes cinematográficos importantes, foi conduzido por suas convicções pró-vida a adotar duas meninas deficientes da China. Seu papel no filme A Paixão de Cristo lhe rendeu aclamações no mundo inteiro.

Jesus não aparece na mídia no Natal

Jesus não aparece na mídia no Natal

Sentença foi de pesquisa norte-americana
Jesus não aparece na mídia no Natal
Um organismo de vigilância da mídia conservadora analisou a cobertura de notícias dos últimos dois anos e descobriu que grandes redes de mídia estavam deixando Cristo e Deus por suas histórias de Natal. De acordo com o Instituto de Cultura e Mídia do Centro de Pesquisa de Mídia, apenas 1,3 por cento das histórias das redes ABC, CBS e NBC mencionaram a divindade durante seus telejornais da noite.

Mais especificamente, das 527 histórias sobre o Natal, Deus ou o nascimento de Jesus Cristo foram mencionados em apenas sete.
Entre 1º de outubro de 2008 e 30 de setembro de 2010, as três redes mencionaram "Deus," "Jesus," ou "Cristo" menos do que as vendas no varejo e a possível adição de tênis de mesa dos Jogos Olímpicos de 2012.

Embora o Natal seja comemorado pela maioria dos americanos, as redes negligenciaram quase completamente as histórias sobre família, religião, e as bênçãos que os americanos gozam, revelou o organismo de vigilância.

"A verdadeira mensagem do Natal, o nascimento milagroso de Jesus Cristo, foi simplesmente ignorada pela grande mídia".

De acordo com as conclusões do centro de pesquisas, 56 por cento de toda a cobertura do Natal foi sobre referências gerais do Natal e 40 por cento da cobertura de Natal ignorou a divindade. Tal cobertura incluiu a árvore de Natal da Casa Branca, e como as tropas estavam passando o feriado.

Erin Brown do Centro de Cultura e Mídia (CMI) comentou: "A falta de foco sobre o verdadeiro significado do Natal, o nascimento de Jesus Cristo, é um comentário triste sobre cultura popular."

"Quase 80 por cento dos americanos se identificam como Cristãos, portanto, é seguro dizer que eles não são ofendidos por Cristo," a expressão 'Deus' e 'Jesus.' “Mas a mídia fez com que Cristo fosse quase tabu na cobertura de notícias da rede,” acrescentou Brown.

Os resultados são baseados na análise do "World News" da ABC, "CBS Evening News" e "NBC Nightly News." O CMI observou todas as histórias que apareceram durante os três programas de notícias que mencionaram "Natal."

O CMI recomendou que as redes de mídia incluíssem mais discussão sobre o nascimento de Cristo e o significado do Natal.

Ossos de João Batista estariam em mosteiro europeu

Ossos de João Batista estariam em mosteiro europeu

Arqueólogos búlgaros dizem tê-los encontrado
Ossos de João Batista estariam em mosteiro europeu
Arqueólogos búlgaros dizem ter encontrado ossos de João Batista. Relicário com fragmentos de ossos do profeta, que batizou Jesus Cristo, foi encontrado em mosteiro na costa da cidade de Sozopol. Crânio estaria guardado em mosteiro e outras relíquias estariam espalhadas pelo mundo.
A ilha da Bulgária não parece ter nenhuma importância. Pequena, desabitada, esquecida, gelada. Ilha de São João. Só agora os cientistas descobriram que esse nome sempre teve um motivo muito especial. Como é que João Batista pode ter sido enterrado naquela ilhota, no Mar Negro, a mais de mil quilômetros da Terra Santa? Para os estudiosos, isso é possível, e é uma história que envolve aventura, perigos e heroísmo.

Foi ele o profeta que nasceu para anunciar a vinda do messias. João ganhou o nome de Batista por ter batizado Jesus, em uma das cenas mais famosas do Evangelho. A igreja ortodoxa o representa como um anjo. A cabeça que carrega na bandeja é a dele mesmo, cortada por Herodes, rei de Israel, a pedido de Salomé.

Cinco lugares no mundo reivindicam a posse da cabeça autêntica de João. A cabeça que está guardada na igreja de Notre Dame d'Amiens, na França, é uma das cinco que estão espalhadas pelo mundo. Outras podem ser encontradas em Roma, Munique, Istambul e Damasco. Egito e Montenegro também exibem relíquias de São João.

Mas os ossos que foram encontrados neste ano na Bulgária vieram com uma prova de antiguidade que os torna ainda mais preciosos.

É o que sobrou da chamada "Nova Basílica". Quando o templo foi erguido, no século XIII, já fazia 900 anos que São João Batista tinha sido enterrado lá.

No templo do século III foi encontrado o relicário, enterrado debaixo da mesa do altar. A pouco mais de um metro, estava a placa com a inscrição. Ela não prova que os ossos são de São João Batista. Mas prova que nos primeiros tempos do cristianismo, as pessoas acreditavam que ele estava enterrado lá.

O arqueólogo Kazimir Popkonstantinov diz que é a primeira vez que os ossos são encontrados junto com uma inscrição. As letras em grego dizem: Deus ajude o seu servo Tomá, que carregou as relíquias de São João. E também está gravada a data: 24 de junho. O dia em que a igreja católica comemora São João.

Popkonstantinov completa com uma frase surpreendente para um cientista. Ele diz: “Deus e São João Batista me guiaram nesta descoberta. As relíquias estão expostas numa igrejinha modesta em Sozopol, a cidade que fica diante da ilha”.

Vão passar por testes para identificar a idade dos ossos e se todos pertencem à mesma pessoa. Mas por enquanto os búlgaros só querem celebrar o Natal. Nesta época de reunir a família, eles não têm dúvidas de quem chegou para a festa foi Jesus Cristo, o filho de Deus, o homem que recebeu o batismo das mãos de João.
 

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Nomes Bíblicos

Aarão - arca.
Abdão ou Abdom - sérvulo de Deus.
Abdias - servo do Senhor.
Abel - filho.
Absam - o veloz.
Abessalão - Deus é paz.
Abião - Deus é pai.
Abiatar - Deus dá abundância.
Abigail - fonte de alegria ou meu pai está alegre.
Abimeleque - Deus é rei.
Abinadabe - meu pai é generoso.
Abirão - Deus é excelso.
Abiú - Deus é pai.
Abner - Deus é luz.
Abraão - pai de muitos povos.
Absalão - Deus é prosperidade.
Acabe - igual a meu pai.
Acaz - possuidor.
Acsa - anel no tornozelo.
Ada - ornamento.
Adadezer - o protegido.
Adão - o homem.
Adonias - Javé é o Senhor.
Adonibezeque - senhor de Bezeque.
Adoniram - Deus é exaltado.
Adonisedeque - o Senhor é justo.
Adurão - o Senhor é excelso.
Ageu - o festivo.
Agripa - que nasceu com os pés para frente.
Aicão - Deus exalta-se.
Airão - meu irmão (Deus) é excelso.
Álcimo - elevado por Deus.
Alfeu - Deus substituiu.
Amã - o grande.
Amasá -auxiliado por Deus ou Deus é forte.
Amasias - o Senhor é forte.
Aminadabe - o Senhor mostrou-se generoso.
Aminom - digno de confiança.
Amirom - Deus é sublime.
Ampliato - aumentado.
Ana - cheia de graça.
Ananias - o Senhor tem sido misericordioso.
André - forte, viril.
Andrônico - vencedor dos homens.
Anrafel - a boca de Deus falou.
Antípatro - o retrato do pai.
Aode - glória.
Apolônio - consagrado a Apolo.
Áquilas - homem do norte.
Aquimeleque - Deus é rei.
Aquinoão - Deus é amável.
Aquior - Deus é luz.
Aquitobe - meu irmão (Deus) é bom.
Ariel - leão de Deus.
Ario - dedicado a ares, rei da guerra.
Arioque - nobre.
Aristarco - soberano exímio.
Aristóbulo - conselheiro excelente.
Arquelau - chefe do povo.
Arquipo - mestre-estábulo.
Artaxerxes - o grande rei.
Asá - Deus fez.
Asael - Deus o fez.
Asaf - Deus foi benevolente (para mim).
Asera - deusa dos tiros.
Asíncrito - incomparável.
Azael - Deus viu.
Azarias - o Senhor ajudou.
Ir para o índice

B

Baal - dono, senhor.
Baltasar - proteja o rei ou proteja sua vida.
Banaías - Deus construiu.
Baraque - raio.
Barjésus - filho de Jesus.
Barjona - filho de Jona.
Barnabé - filho da consolação.
Barrabás - filho do mestre.
Barsabás - nascido em sábado.
Bartimeu - filho de Timeu.
Bartolomeu - filho de Tolmai ou Talmai.
Baruque - Deus seja bendito.
Basemá - bálsamo.
Batuel - homem de Deus.
Benjamim - filho da minha mão direita
Benoni - filho da minha dor.
Berenice - que leva à vitória.
Berzelai - homem de ferro.
Beseleel - na sombra de Deus.
Betânia - casa do pobre.
Betsabé - a viçosa.
Boanerges - filhos da tempestade.
Boos - nele há força.
Ir para o índice

C

Caio - feliz, alegre.
Calebe - cão.
Cefas - Pedro.
Cis - dom.
Cloé - folhagem viçosa.
Coré - o calvo.
Crispo - de cabelo crespo.
Cristo - Ungido, (hebraico) - Messias.
Ir para o índice

D

Dã - fazer justiça.
Dalila - mulher dócil.
Dâmaris - implorada pelo povo.
Daniel - Deus é meu juiz.
Davi - chefe ou amado.
Débora - abelha.
Demétrio - consagrado a.
Deméter - (a deusa terra-mãe).
Dina ou Diná - a julgada.
Dionísio - filho de zeus (o deus do vinho).
Diótrefes - alimentado por Zeus.
Ir para o índice

E

Ebede - servo.
Edom - o ruivo.
Efraim - frutífero.
Élcana - Deus fundou.
Eleazar - Deus ajudou.
Electa - eleita.
Eli - (Heli).
Eliabe - Deus é pai.
Eliacim - (Eliaquim).
Eliaquim - que Deus estabeleça.
Elias - Javé é Deus.
Eliasafe - Deus acrescentou.
Eliezer - Deus é auxílio.
Elimeleque - Deus é rei.
Elisabete - Deus é plenitude ou consagrada a Deus.
Elisama - Deus escutou.
Eliseu - Deus ajudou.
Eliú - ele é Deus.
Eloim - Javé é o Deus e não há outro senão ele.
Emanuel - Deus conosco.
Enéias - herói da lenda.
Enós - homem.
Epafras - forma reduzida de.
Epafrodito - o encantador.
Epêneto - o elogiado.
Erasto - o amado.
Esaú - o peludo, o cabeludo.
Esbaal - o seguidor de Baal.
Esdras - Deus é auxílio.
Estáquis - espiga de milho.
Estéfanas - que usa coroa.
Ester - estrela.
Estêvão - coroa.
Etã - o constante.
Eunice - a vitoriosa.
Eubulo - bom conselheiro.
Êutico - o próspero.
Eva - dar vida ou mãe de todos os vivos.
Evódia - que escolhe um bom caminho.
Ezequias - Deus é minha força.
Ezequiel - Deus fortalece.
Ir para o índice

F

Facéia - Deus abriu os olhos.
Farés - o que rompe.
Filêmon - que ama.
Fileto - o amado.
Filipe - amador de cavalos.
Finéias - egípcio ou mouro.
Flegonte - o fervoroso.
Fortunato - favorecido pela sorte.
Ir para o índice

G

Gabael - gabelo.
Gabelo - Deus é elevado.
Gabriel - enviado de Deus ou Deus mostrou-se forte.
Gade - boa sorte.
Gamaliel - Deus me fez bem.
Gedeão - lutador de espada.
Gérson - estrangeiro, peregrino.
Godolias - o Senhor mostrou sua grandeza.
Golias - transmigração, passagem.
Ir para o índice

H

Habacuque - abraço.
Hades - o invisível.
Hagite - nascida numa festa.
Hamurábi - o quente.
Hanâni - Deus compadeceu-se.
Hanom - compadecer-se.
Hazael - Azael.
Héber - companheiro.
Hélcias - Deus é a minha sorte.
Heli - o Senhor é excelso.
Heliodoro - dádiva do deus-sol.
Hemã - feliz Henoque - Enoque.
Hermas - dádiva de.
Hermes - (deus grego).
Hermógenes - descendente de.
Hermes Herodes - filho de herói.
Herodíades - filha de herói.
Herodião - filho de herói.
Hirão ou Hirom - O irmão (Deus) é sublime.
Hosana - salva-nos, te pedimos.
Hur - branco.
Ir para o índice

I

Icabode - desapareceu a glória.
Isabel - Elisabete.
Isaías - Deus é a salvação.
Isaque - a divindade riu.
Isbaal ou Isbosete - homem da vergonha.
Ismael - Deus ouve.
Israel - o que governa com Deus.
Ir para o índice

J

Jacó - aquele que suplanta, que vence, que segura o calcanhar.
Jael - cabra selvagem.
Jafé - Deus lhe dê largo espaço.
Jair - o iluminado por Deus.
Jairo - Jair.
Jaquim - Deus dê firmeza.
Jasão - curandeiro.
Javé - o nome próprio de Deus, na Bíblia hebraica.
Jeconias - Deus dê força.
Jedidiá - predileto de Deus.
Jefté - que Deus liberte.
Jetro - primazia.
Jeremias - Deus é sublime.
Jerobaal - Baal mostre sua grandeza.
Jeroboão - que o povo se multiplique.
Jesonias - Deus atenda.
Jessé - homem de Deus.
Jesus - Deus é seu auxílio ou sua salvação.
Jezreel - Deus semeia.
Joabe - Deus é pai.
Joacaz - Deus segura minha mão.
Joana - feminino de João.
João - Deus é gracioso ou dom de Deus.
Joaquim - elevado de Deus.
Joás - Deus doou.
Joatão - Deus mostrou-se justo.
Joel - Jeová é Deus.
Jonadabe - Deus mostrou-se benéfico.
Jonas - pomba.
Jônatas - dado por Deus.
Jorão - Deus é excelso.
Josafá - Deus julga.
José - aquele que acrescenta.
Josias - Deus traz a salvação.
Josué - Deus é a salvação.
Judite - louvada.
Ir para o índice

L

Labão - branco.
Lameque - jovem forte.
Lamuel - consagrado a Deus.
Lázaro - Deus é o meu auxílio.
Levi - unido, ajuntado.
Lia - novilha, vitela.
Lino - linho.
Lisânias - aquele que livra de preocupações.
Lísias - aquele que liberta.
Lucas - luz.
Ir para o índice

M

Macabeu - valoroso, ilustre, guerreiro, vingador.
Malalieu - Deus faz resplandecer a sua luz.
Malaquias - meu mensageiro.
Malco - rei.
Manaém - consolador.
Manassés - aquele que faz esquecer.
Mara - amargo.
Marcos - servo de Marte.
Mardoqueu - pertencente ao deus Marduque.
Maria - soberana, senhora ou amada por Javé.
Marta - senhora.
Matatias - presente de Deus.
Mateus - presente de Deus.
Matias - (forma reduzida de Matatias).
Maviael - Deus vivifica.
Melquisedeque - rei da justiça.
Merari - o robusto.
Meribaal - adversário de Baal.
Meribá - contenda.
Messias - o ungido.
Matusael - homem de Deus.
Micael - (Miguel).
Micol - (forma reduzida de Micael).
Miguel - uem é com Deus.
Miquéias - quem é como o Senhor?
Misael - nome derivado de Miguel.
Moabe - do próprio pai.
Moisés - dar à luz, salvo das águas.
Moloque - rei (deus pagão).
Ir para o índice

N

Naamã - a criança é amável.
Nabal - tolo.
Nabi - profeta.
Nabote - broto.
Nabucodonosor - Nabu proteja o filho.
Nacor - o roncador.
Nadabe - Deus mostrou-se generoso.
Naftali - lutador.
Natã - dádiva de Deus.
Natanael - dádiva de Deus.
Naum - Deus consola.
Nazireu - consagrado à Deus.
Neemias - Deus consola.
Nicanor - vencedor de homens.
Nicodemos - aquele que vence com o povo.
Nicolau - aquele que vence com o povo.
Nilo - (egípcio) o rio.
Noé - descanso.
Noemi - minha amenidade.
Ir para o índice

O

Obadias - servo do Senhor.
Obede - aquele que serve.
Ocozias - Deus segura minha mão.
Ofni - (do egípcio através do hebraico) rãzinha.
Onã - o robusto.
Onesíforo - que traz utilidade.
Onésimo - útil.
Onias - Deus é clemente.
Ooliabe - uma tenda é a divindade.
Oséias - Deus salva.
Osias - (Ozias).
Otoniel - leão de Deus.
Oza - (Uziel).
Ozias - uma das variantes de Azarias.
Oziel - variante de Uziel.
Ir para o índice

P

Pármenes - aquele que fica.
Pátrobas - que deve a vida ao pai.
Paulo - de baixa estatura.
Pedro - pedra, rocha.
Pérside - a persa.
Pilatos - armado de lança.
Prisca - anciã, a venerável.
Públio - público, popular.
Pudente - pudente, pudoroso, casto.
Putifar - dado pelo sol.
Ir para o índice

Q

Querubim - Deus abençoa ou Deus é louvado.
Ir para o índice

R

Rabi - meu Senhor.
Rafael - Deus curou.
Raguel - amigo de Deus.
Raquel - ovelha.
Rebeca - a que liga, a que une.
Roboão - o povo dilatou-se.
Rode - rosa.
Romelia - Deus seja sublime.
Rubem - eis um filho.
Rufo - o ruivo.
Rute - plena de beleza ou amiga.
Ir para o índice

S

Sadoque - sagrado.
Safira - pedra preciosa.
Sálmana - sacrifício.
Salmon - luz, esplendor.
Salomão - prosperidade ou o sacrífico.
Salomé - sã e salva ou paz.
Samuel - ouvido por Deus.
Sansão - igual ao Sol.
Sara - soberana, princesa.
Sarasar - o deus Betel proteja o rei.
Sárvia - a perfumada com alma cega.
Saul - o implorado.
Saulo - forma grecizada do hebraico Saul.
Sedecias - Deus é minha ajuda.
Séfora - avé.
Sem - nome afamado.
Sete - compensação.
Silas - forma grecizada do nome Saul.
Silvano - forma latinizada do nome Silas.
Simão - o mesmo que Simeão.
Simeão - Deus ouviu.
Sofonias - Deus protege ou Jeová escondeu.
Sópatros - salvador de seu pai.
Sosípatros - salvador de seu pai.
Sóstenes - o robusto.
Sulamita - moça de Suném ou mulher digna de Salomão.
Susana - lírio.
Ir para o índice

T

Tabeel - Deus é bom.
Tabita - gazela.
Tadeu - o corajoso.
Tamar - tamareira.
Taré - bode.
Tebni - testa-de-ferro.
Teófilo - amado por Deus.
Tércio - o terceiro.
Tértulo - forma diminutiva de Tércio.
Tiago - forma vernácula de Jacó.
Timão - o honrado.
Timeu - forma reduzida de Bartimeu.
Timóteo - que honra a Deus.
Tíquico - o felizardo.
Tirano - senhor absoluto, usurpador do poder.
Tito - (latim) pombo selvagem, (grego) temente a Deus.
Tobias - Deus é bondoso.
Tomé - gêmeo.
Trófimo - filho de criação.
Tubal - ferreiro.
Ir para o índice

U

Urbano - civilizado.
Urias - Deus é luz.
Uriel - Deus é luz.
Uziel - forma tomada de Eleazar- Deus ajuda.
Ir para o índice

V

Vasti - a mais bela.
Ir para o índice

X

Xadai - o Todo-Poderoso, nome divino usado no Antigo Testamento.
Xamaxe - o Sol.
Xerxes - forma grega do nome hebraico Assuero.
Ir para o índice

Z

Zabulão - morada.
Zacarias - lembrado de Deus.
Zambri - ajudado por Deus.
Zaqueu - o puro.
Zará - Deus brilhou.
Zebe - variante de Orebe.
Zebedeu - derivado do nome Zabdi ou Zabdiel.
Zabdi ou Zabdiel - presente de Deus.
Zebulom - honra.
Zenas - presente de Zeus.
Zorobabel - broto de Babel.

Salomé

Neta de Herodes, o Grande, Salomé era filha de Herodes Filipe e Herodias, tendo sido criada na corte do tio, Herodes Antipas. No Novo Testamento ela é apontada como responsável pela execução de João Baptista.

Biografia

Praticamente não há fontes históricas sobre essa personagem, de tal sorte que a referência mais substancial sobre ela continuam sendo os Evangelhos.
Nos relatos de Mateus (14, 1-11) e Marcos (6,17-28), que em muito se assemelham, descreve-se uma festa no palácio de Herodes Antipas, na qual Salomé, sobrinha e enteada do Tetrarca, dança para ele. Entusiasmado com o espetáculo, Antipas (provavelmente embriagado) compromete-se a lhe dar a recompensa que ela houver por bem pedir.
É quando intervém Herodias, mãe de Salomé. Ela odeia João Batista, então preso nas masmorras do palácio, porque ele a acusa de adultério, por ter deixado seu esposo, Herodes Filipe, para juntar-se ao irmão dele, Antipas.
Herodias instrui a filha para que peça a cabeça do profeta e ela assim o faz. Ao Tetrarca, que empenhara sua palavra, não resta outro recurso senão atender à exigência da sobrinha, ainda que isso o constranja, pois receia as consequências dessa decisão, haja vista o prestígio de João junto ao povo.

Aliás, este é o motivo que Josefo apresenta quando trata da prisão do Batista ("Antiguidades Judaicas"). É o receio de que a crescente popularidade de João, no seio dos humildes, sobretudo os camponeses, possa conduzir a uma sublevação popular, que leva o Tetrarca a adotar uma medida preventiva, mandando prender o profeta.
Cumpre destacar que, ao tratar da prisão de João Batista, Josefo não faz qualquer referência a Salomé ou ao banquete onde, segundo os Evangelhos, se teria decretado sua execução.
A história de Salomé, como é contada pelos evangelistas, tem sido objeto de inspiração para vários escritores de ficção, dentre os quais, o argentino Vargas Vila e o irlandês Oscar Wilde.
Cquote1.svg (...) Por que não me olhas, Iocanaan? Teus olhos, que eram terríveis, tão cheios de ódio e escárnio, estão fechados agora. Por que estão fechados? Abre-os! Ergue as pálpebras, Iocanaan! Por que não me olhas? Estás com medo de mim, Iocanaan, e por isso não me olhas? E a tua língua, que era como uma serpente vermelha expelindo veneno, não se move mais, nada diz agora, Iocanaan, aquela víbora vermelha que cuspilhava veneno contra mim? É estranho, não? Como é que a víbora vermelha já não se move?... Consideraste-me ninguém, Iocanaan. Desprezaste-me. Pronunciaste ignóbeis palavras contra mim. Trataste-me como uma meretriz, uma dissoluta, a mim, Salomé, filha de Herodíade, princesa da Judéia! Bem, Iocanaan, eu estou viva; mas tu estás morto e tua cabeça me pertence (...)

Salomão

Salomão é um personagem da Bíblia (mencionado, sobretudo, no Livro dos Reis), filho de David com Bate-Seba, que teria se tornado o terceiro rei de Israel, governando durante cerca de quarenta anos (segundo algumas cronologias bíblicas, de 1009 a 922 a.C.).

Salomão na tradição bíblica

O nome Salomão ou Shlomô (em hebraico:שלמה), deriva da raiz Shalom, que significa "paz", tem o significado de "Pacifico". Foi adicionalmente chamado de Jedidias (em árabe سليمان Sulayman) pelo profeta Natã, nome que em hebraico significa "Amado de Jeová". (II Samuel 12:24, 25)
Idealização do Templo de Salomão
Foi quem ordenou a construção do Templo de Jerusalém, no seu 4.º ano, também conhecido como o Templo de Salomão, levado a efeito por Hiram Abiff, segundo a Bíblia, em Reis e em Crônicas. Depois disso, mandou construir um novo Palácio Real para o Sumo Sacerdote, o Palácio da Filha de Faraó, a Casa de Cedro do Líbano e o Pórtico das Colunas. A descrição do seu Trono era exemplar único em seus dias. Mandou construir fortes muralhas na cidade de Jerusalém, bem como diversas cidades fortificadas e torres de vigia.
Salomão se notabilizou pela sua grande sabedoria, prosperidade e riquezas abundantes, bem como um longo reinado sem guerras. É uma personagem bíblica envolta em muitos mitos e lendas extra-bíblicas. Foi após a sua morte, que ocorre o previsto cisma nas Tribos de Israel, originando o Reino de Judá (formado pelas 2 Tribos), ao Sul, e o Reino de Israel Setentrional (formado pelas 10 Tribos), ao Norte.

Reinado de Salomão

Rei Salomão,filho de David, em seu trono.
Existem diferentes datas para divisão do reino de Israel. Veja isso em Cronologia Bíblica.
Adonias, o filho primogénito de David, proclamou-se pretendente ao Trono e sucessor de seu pai. Segundo os profetas, era da vontade Divina que o sucessor fosse Salomão, filho de David e Bate-Seba. Visto que Salomão não era o herdeiro imediato ao Trono, isso levou a intrigas e conspirações pelos partidários de Adonias. O direito de Salomão ao trono é assegurado mediante ação decidida de sua mãe, do Sumo Sacerdote Zadoque e do profeta Natã, com aprovação do idoso Rei David. Logo que se tornou rei, Salomão eliminou todos os conspiradores e consolidou o seu reinado.
Diferente de seu pai, Salomão não se tornou num líder guerreiro, e isso, não foi preciso. Soube manter a grande extensão territorial que herdara de seu pai. Mostrou, de acordo com a tradição judaica cristã, ser um grande governante e um juiz justo e imparcial. Soube habilmente desenvolver o comércio externo e da indústria, as relações diplomáticas com países vizinhos, o que levou a um progresso considerável das cidades israelitas.
Salomão casou com uma filha de Faraó (Anelise) e recebeu como dote de casamento a cidade cananéia de Gezar. Renovou a aliança comercial com Hirão, Rei de Tiro. Ficou conhecido por ter ordenado a construção do Templo de Jerusalém (também conhecido como o Templo de Salomão), no Monte Moriá. Isto ocorreu no seu 4º ano de reinado, exatamente no 480.º ano (479 anos completos mais alguns dias ou meses) após o Êxodo de Israel do Egipto. (Os historiadores e exegetas bíblicos consideram esta data como artificial, embora haja alguns biblistas que a consideram uma sincronização autêntica.)
Após isso mandou construir fortes muralhas na cidade de Jerusalém, bem como mandou reconstruir fortificar diversas cidades fortificadas (como por exemplo, Megido, Bete-Seã, Hazor …) e construir cidades-armazém.
Salomão organizou uma nova estrutura administrativa, dividindo as terras em 12 distritos administrativos governados por funcionários nomeados diretamente pela administração central. No exército, deu especial importância a cavalaria e aos carros de guerra. Dispunha no porto de Eziom-Geber, no Golfo de Aqaba de uma frota de navios comerciais de longo curso, chamados de "navios de Társis".
Segundo I Reis 11:3, Salomão tinha setecentas mulheres e trezentas concubinas, e "suas mulheres lhe perverteram o coração e o seu coração não era perfeito para com o Jeová seu Deus, como o coração de Davi, seu pai".

[editar] Divisão do Reino

Com a sua morte, Roboão, seu filho, sucedeu-lhe no trono. Em vez de ouvir o conselho sábio dos anciãos das tribos de Israel para aliviar a carga tributária e os trabalhos compulsórios impostos por seu pai, ele mandou aumenta-los. Isso levou à rebelião das tribos setentrionais e à divisão do Reino em dois novos reinos: o Reino de Israel Setentrional (ou Reino das 10 Tribos, tendo como Rei Jeroboão I), e o Reino de Judá (tendo por capital Jerusalém e como rei, Roboão).

[editar] Tradição posterior

A tradição posterior imputaria a Salomão grande sabedoria e ao seu reinado o status de época áurea. Ele é considerado dentro da tradição judaico-cristã, como o homem mais sábio que já viveu até então. A Bíblia nos relata que no seu reinado diversos reis e governantes vinham a Israel fazer perguntas e receber conselhos do Rei Salomão, incluindo a rainha de Sabá. Durante os séculos posteriores, diversas obras de outros autores eram imputadas a Salomão, para dar-lhes valor.

[editar] História do Bebê

A Salomão é atribuída a famosa história de que duas mulheres foram ao seu palácio. Duas mulheres tiveram filhos juntos, um dos filhos morreu e a mãe do que morreu, pegou a da outra mãe. De manhã, ela percebeu que aquele que tinha morrido não era seu filho e começaram a discutir. Foram até o palácio do Rei Salomão e contaram-lhe a história. Ele mandou chamar um dos guardas e lhe ordenou: "Corte o bebê ao meio e dê um pedaço para cada uma". Falado isso, uma das mães começou a chorar e disse: "Não, eu prefiro ver meu filho nos braços de outra do que morto nos meus", enquanto a outra disse: "Pra mim é justo". Salomão, reconhecendo a mãe na primeira mulher, mandou que lhe entregassem o filho. 1 Reis 3:16-28

[editar] Salomão na tradição islâmica

O Rei Salomão aparece no Corão com o nome de Sulayman ou Suleiman. No Islão, é considerado como um profeta e um grande legislador da parte de Alá .

[editar] Salomão à luz da História e da Arqueologia

Até o presente, não há qualquer comprovação ou mesmo indícios significativos capazes de conferir autenticidade histórica à figura do rei Salomão, nem que Jerusalém tenha sido, por volta do século X a.C., o centro de um reino amplo e próspero, conforme descrito no Livro dos Reis. Ademais, tendo sido Salomão um rei famoso por sua sabedoria e riqueza (como mostrado na Bíblia), era de se esperar que seu nome fosse referido por outros povos daquela região, sobretudo pelos fenícios de Tiro, com quem o reino de Salomão manteria intenso comércio. A ausência de quaisquer achados arqueológicos dessa natureza parece indicar que Salomão é, na verdade, o símbolo de um passado glorioso (ainda que legendário) que a maioria dos povos antigos apreciava se atribuir. [1]

Sansão e Dalila

Sansão e Dalila (no original em inglês: Samson and Delilah) é um filme estadunidense de 1949, um épico realizado por Cecil B. DeMille. O argumento do filme foi adaptado da célebre história biblíca de Sansão e Dalila, no Livro dos Juízes. Possui cenas clássicas como a famosa e monumental destruição do templo.O hebreu Sansão, famoso pela sua força descomunal, fica noivo de uma mulher filistéia chamada Semadar. Ela é morta durante as vésperas do casamento pelos inimigos do hebreu, mas Sansão é que acaba acusado. A irmã de Semadar, Dalila, que não sabe da verdade, tenta se vingar e descobrir o segredo da força de Sansão.
  • Groucho Marx tinha como uma das frases mais lembradas aquela que dizia não ter ido assistir a Sansão e Dalila, pois sabia que não iria gostar de um filme em que "o mocinho" (Victor Mature) tinha mais peito que a "mocinha" (Hedy Lamarr).
  • Em uma cena do filme clássico de 1950 Sunset Boulevard (br.:Crepúsculo dos Deuses), a personagem da ex-estrela do cinema mudo Norma Desmond (interpretada por Gloria Swanson) vai ao Estúdio da Paramount e encontra o diretor Cecil B. DeMille num set de filmagens (que na vida real estava dirigindo Samson and Delilah).
  • De acordo com a Bíblia, Sansão era nazireu de Deus e sua força era provida por Ele quando clamava ao Espírito de Deus. Quando dissera a Dalila que sua forca provinha de seus cabelos desagradou a Deus que lhe dissera para jamais falar a ninguém sobre isso, porquanto era nazireu de Deus e sobre seus cabelos nao passaria navalha. Ao revelar a Dalila sobre isso, o Espírito de Deus se afastou de Sansão e sua força descomunal, que era na verdade, do Espírito de Deus, foi-se embora também. Sua força nada tinha a ver com seu cabelo, mas com o temor e a obediência a Deus.

Sansão e Dalila

Sansão e Dalila (no original em inglês: Samson and Delilah) é um filme estadunidense de 1949, um épico realizado por Cecil B. DeMille. O argumento do filme foi adaptado da célebre história biblíca de Sansão e Dalila, no Livro dos Juízes. Possui cenas clássicas como a famosa e monumental destruição do templo.O hebreu Sansão, famoso pela sua força descomunal, fica noivo de uma mulher filistéia chamada Semadar. Ela é morta durante as vésperas do casamento pelos inimigos do hebreu, mas Sansão é que acaba acusado. A irmã de Semadar, Dalila, que não sabe da verdade, tenta se vingar e descobrir o segredo da força de Sansão.

Esdras & Neemias

Esdras (Ed)
Autor:
Atribuído a Esdras
Data: Entre 538 e 457 aC

Autor
O livro de Esdras, cujo nome provavelmente signifique “ O Senhor tem ajudado”, deriva o seu título do personagem principal dos caps. 7-10. Não é possível saber com absoluta certeza se foi o próprio Esdras quem compilou o livro ou se foi um editor desconhecido. A opinião conservadora e geralmente aceita é de que Esdras tenha compilado ou escrito este livro juntamente com 1 e 2 Crônicas e Neemias. A Bíblia hebraica reconhecia Esdras e Neemias como um só livro.
O próprio Esdras era um sacerdote, um “escriba das palavras, dos mandamentos do SENHOR” (7.11). Liderou o segundo dos três grupos que retornaram da Babilônia pra Jerusalém. Como homem devoto, estabeleceu firmemente a Lei (o Pentateuco) como a base da fé (7.10).
Data
Os eventos de Esdras cobrem um período um pouco maior do que 80 anos e caem em dois segmentos distintos. O primeiro (caps.1-6) cobre um período de cerca de 23 anos e tem como tema o primeiro grupo que retorna do exílio sob Zorobabel e a reconstrução do templo.
Depois de mais de 60 anos de cativeiro babilônico, Deus desperta o coração do regente da Babilônia, o rei Ciro da Pérsia, para publicar um édito que dizia que todo judeu que assim desejasse poderia retornar pra Jerusalém a fim de reconstruir o templo e a cidade. Um grupo de fiéis responde e partiu em 538 aC sob a liderança de Zorobabel. A construção do templo é iniciada, mas a oposição dos habitantes não judeus desencoraja o povo, e a obra é interrompida. Deus, então, levanta os ministério proféticos de Ageu e Zacarias, que chamam o povo para completar a obra. Embora bem menos esplêndido que o templo anterior, o de Salomão, o novo templo é completado e dedicado em 515 aC.
Aproximadamente 60 anos depois (458aC), outro grupo de exilados volta para Jerusalém liderados por Esdras (caps. 7-10). São enviados pelo rei persa Ataxerxes, com somas adicionais de dinheiro e valores para intensificar o culto no templo. Esdras também é comissionado para apontar líderes em Jerusalém para supervisionar o povo.
Já em Jerusalém, Esdras assumiu o ministério de reformador espiritual, o que deve ter durado cerca de um ano. Depois disso, viveu, provavelmente, com um influente cidadão até à época de Neemias. Sacerdote dedicado, Esdras encontra um Israel que tinha adotado muitas das práticas dos habitantes pagãos; ele chama Israel ao arrependimento e a uma renovada submissão à Lei, ao ponto do divórcio de suas esposas pagãs.
Conteúdo
Duas grandes mensagens emergem de Esdras: a fidelidade de Deus e a infidelidade do homem.
Deus havia prometido através de Jeremias (25.12) que o cativeiro babilônico teria duração limitada. No momento apropriado, cumpriu fielmente a sua promessa e induziu o espírito do rei Ciro da Pérsia a publicar um édito para o retorno dos exilados (1.1-4). Fielmente, concedeu liderança (Zorobabel e Esdras), e os exilados são enviados com despojos, incluindo itens que haviam sido saqueados do templo de Salomão (1.5-10)
Quando o povo desanimou por causa da zombaria dos inimigos, Deus fielmente levantou Ageu e Zacarias para encorajar o povo a completar a obra. O estímulo dos profetas trouxe resultados (5.1,2).
Finalmente, quando o povo se desviou das verdades da sua apalavra, Deus fielmente enviou um sacerdote dedicado que habilidosamente instruiu o povo na verdade, chamando-o à confissão de pecado e ao arrependimento dos seus caminhos perversos (caps. 9-10).
A fidelidade de Deus é contrastada com a infidelidade do povo. Apesar do seu retorno e das promessas divinas, o povo se deixou influenciar pelos seus inimigos e desistiu temporariamente (4.24). Posteriormente, depois de completada a obra, de forma que pudesse adora a Deus em seu próprio templo (6.16.18), o povo se tornou desobediente aos mandamentos de Deus; desenvolve-se uma geração inteira cujas “iniqüidades se multiplicaram sobre as vossas cabeças” (9.6). Contudo, como foi dito acima, a fidelidade de Deus triunfa em cada situação.
O Espírito Santo em Ação
A obra do ES em Esdras pode ser vista claramente na ação providencial de Deus em cumprir as suas promessas. Isto é indicado pela frase “ a mão do Senhor”, que aparece seis vezes.
Foi pelo Espírito que “despertou o Senhor o espírito de Ciro” (1.1) e “tinha mudado o coração do rei da Assíria” (6.22). Teria sido também pelo ES que “Ageu, profeta e Zacarias... Profetizaram aos Judeus” (5.1).
A obra do ES é vista na vida pessoal de Esdras, tanto no sentido de obrar nele (“Esdras tinha preparado o seu coração para buscar a Lei do Senhor”, 7.10), como no sentido de atuar em seu favor (“o rei lhe deu tudo quanto lhe pedira”. 7.6)
Esboço de Esdras
I. O retorno sob a liderança de Zorobabel 1.1-2.70
Ciro proclama o retorno de Israel 1.1-4
O povo se prepara para o retorno 1.5-11
Os nomes e a numeração dos primeiros que voltaram 2.1-67
Ofertas voluntárias dos que retornaram 2.68-70
II. O processo de reconstrução do templo 3.1 –6.22
A reconstrução do altar e o começo dos sacrifícios 3.1-7
Os alicerces são colocados em meio a choro e louvor 3.8-13
Os inimigos desencorajam o projeto do templo 4.1-5
Bislão e seus companheiros se queixam a rei Artaxerxes 4.6-16.
Artaxerxes ordena a interrupção da obra 4.17-24
Tetenai tenta para a construção do templo 5.1-17
Dario assegura a Tatenai que o projeto é legal 6.1-12
Conclusão e dedicação do templo 6.13-18
Celebração da Páscoa 6.19-22
III. O retorno sob a liderança de Esdras 7.1-8.36
Esdras parte da Babilônia com outro grupo de exilados 7.1-10
Artaxerxes escreve uma carta de apoio a Esdras 7.11-28
Os nomes e a numeração do segundo grupo que retornou 8.1-20
Retorno dos exilados para Jerusalém 8.21-36
IV. A reforma de Esdras 9.1-10.44
Esdras confessa as transgressões de Israel 9.1-15
Os líderes de Israel concordam com a reforma 10.1-44
Fonte: Bíblia Plenitude


Neemias (Ne)
Autor:
Neemias
Data: Cerca de 423 aC

Autor
O título atual do livro é derivado do seu personagem principal, cujo nome aparece em 1.1. A nossa primeira imagem de Neemias é quando ele aparece em seu papel de copeiro na corte de Artaxerxes. Um copeiro tinha uma posição de grande confiança como conselheiro do rei e a responsabilidade de proteger o rei de envenenamento. Enquanto Neemias, sem dúvida, desfrutava o luxo do palácio, o seu coração estava em Jerusalém, uma pequena cidade nas longínquas fronteiras do império.
A oração, o jejum, as qualidade de liderança, a poderosa eloqüência, as habilidades organizacionais criativas, a confiança nos planos de Deus e a rápida e decisiva resposta aos problemas qualificavam Neemias como um grande líder e como um grande homem de Deus. Mais importante ainda: ele deixa transparecer um espírito de sacrifício, cujo único interesse é resumido na sua repetida oração: “Lembra-te de mim pra bem, ó meu Deus!”

Data
Nas escrituras, o livro de Neemias formava uma unidade com Esdras. Muitos estudiosos consideram Esdras como o autor/compilador de Esdras -Neemias bem como de 1 e 2 Crônicas. Ainda que não tenhamos muita certeza, parece que Neemias contribuiu com parte do material contido no livro que leva o seu nome (caps.1-7; 11-13).
Jerônimo, que traduziu a Bíblia ao latim, honrou Neemias ao dar o seu nome ao livro em que aparece como personagem principal. Neemias significa “Jeová consola”. A história começa no livro de Esdras e se completa em Neemias. Neemias, que serviu duas vezes como governador da Judéia, deixa a Pérsia para realizar a sua primeira missão no vigésimo ano de Artaxerxes I da Pérsia, que reinou de 465 até 424 aC (2.1). Retorna à Pérsia no trigésimo segundo ano de reinado de Artaxerxes (13.6) e volta novamente para Jerusalém “ao cabo de alguns dias”.
Pelo conteúdo do livro, sabe-se que a obra somente pode ter sido escrita algum tempo depois da volta de Neemias da Pérsia para Jerusalém. Talvez a sua redação final tenha sido completada antes da morte de Artaxerxes I em 424 aC; ao contrário, a morte de um monarca tão benigno provavelmente teria sido mencionada em Ne.
O período histórico coberto pelos livros de Esdras e Neemias é de cerca de 110 anos. O período de reconstrução do templo sob Zorobabel, inspirado pela pregação de Zacarias e Ageu, foi de 21 anos. 60 anos mais tarde, Esdras causou um despertar do fervor religioso e promoveu um ensino adequado sobre o culto no templo. 13 anos depois, Neemias veio pra construir os muros. Talvez Malaquias tenha profetizado durante aquela época. Se foi assim, Neemias e Malaquias trabalharam juntos para erradicar o mal que significava o culto a muitos deuses e atacaram o pecado da associação com o povo que havia sido forçada a recolonizar aquelas regiões pelos assírios cerca de 200 anos antes. Tiveram tanto sucesso, que durante o período intertestamental o povo de Deus não voltou à idolatria. Dessa maneira, quando veio o Messias, pessoas como Isabel e Zacarias, Maria e José, Simeão, Ana, os pastores e outros eram pessoas piedosas com que Deus iria se comunicar.
Conteúdo
Neemias expressa o lado prático, a vivência diária da nossa fé em Deus. Esdras havia conduzido o povo a uma renovação espiritual, enquanto Neemias era o Tiago do AT, desafiando o povo a mostrar a sua fé por meio das obras.
A primeira seção do livro (caps. 1-7) fala sobre a construção do muro. Era necessário para que Judá e Benjamim continuassem a existir como nação. Durante o período da construção dos muros, os crentes comprometidos, guiados por esse líder dinâmico, venceram a preguiça (4.6), zombaria (2.20), conspiração (3.9)e ameaças de agressão física (4.17).
A segunda seção do Livro (caps. 8-10) é dirigida ao povo que vivia dentro dos muros. A aliança foi renovada. Os inimigos que moravam na cidade foram exposto e tratados com muita dureza. Para guiar esse povo, Deus escolheu um home de coração reto e com uma visão clara dos temas em questão, colocou-o no lugar certo no momento certo, equipou-o com o seu Espírito e o enviou pra fazer proezas.
Na última seção (caps.11-13), o povo é restaurado à obediência da Palavra de Deus, enquanto Neemias, o leigo, trabalha junto com Esdras, o profeta. Como governador durante esse período, Neemias usou a influência do seu cargo para apoiar a Esdras e exercer uma liderança espiritual. Aqui se revela um homem que planeja sabiamente suas ações (“considerei comigo mesmo no meu coração”) e um homem cheio de ousadia (“contendi com os nobres”)
O Espírito Santo em Ação
Desde a criação, o ES tem sido o braço executivo de Deus na terra. Eliú falou a verdade quando disse a Jó: “O Espírito de Deus na terra me fez” (Jó 33.4). Aqui aparece um padrão constante: é o Espírito de Deus que age para fazer de nos o que Deus quer que sejamos. Ne 2.18 diz: “Então, lhes declarei como a mão do meu Deus me fora favorável.” A mão de Deus, seu modo de agir sobre a terra, é o Espírito Santo.
Neemias, cujo nome significa “Jeová conforta”, foi claramente um instrumento do ES. Sob o poder do ES, certamente se tornou modelo da forma de atuar do ES e foi uma dos primeiros cumprimentos dessa memorável profecia.
Esboço de Neemias
I. Neemias: do exílio à reconstrução das muralhas de Jerusalém 1.1-7.73
Autorização de Artaxerxes para reconstruir as muralhas 1.1-2.8
Planejando o trabalho, motivando e organizando os trabalhos 2.9-3.32
Oposição e defesa 4.1-23
Rechaço contra a extorsão e usura pelo exemplo piedoso de Neemias 5.1-9
As muralhas são completadas apesar das intrigas maldosas 6.1-7.3
Restabelecimento dos cidadãos de Jerusalém 7.3-73
II. Esdras e Neemias trabalham juntos para estabelecer o povo 8.1-10.39
Lendo a Bíblia 8.1-12
Celebração da Festa dos Tabernáculos 8.13-18
Confissão de pecado pessoal e coletivo 9.1-37
Compromisso de guardar a lei e manter o templo 9.38– 10.39
III. Verdadeiro arrependimento produz justificação 11.1 –12.26
Censo de Jerusalém e vilas vizinhas 11.1 –12.26
Dedicação das muralhas e provisão para as finanças do templo 12.27-13.3
Segundo período de governo de Neemias, incluindo reformas posteriores e uma oração final 13.4-31

A RECEITA DE NEEMIAS PARA UMA VIDA VITORIOSA.

(Neemias 1:1-4 ) AS palavras de Neemias, filho de Hacalias. E sucedeu no mês de Quislev, no ano vigésimo, estando eu em Susã, a fortaleza,Que veio Hanani, um de meus irmãos, ele e alguns de Judá; e perguntei-lhes pelos judeus que escaparam, e que restaram do cativeiro, e acerca de Jerusalém. - E disseram-me: Os restantes, que ficaram do cativeiro, lá na província estão em grande miséria e desprezo; e o muro de Jerusalém fendido e as suas portas queimadas a fogo.) - E sucedeu que, ouvindo eu estas palavras, assentei-me e chorei, e lamentei por alguns dias; e estive jejuando e orando perante o Deus dos céus.

NEEMIAS OROU....
Neemias é humano, quando acontece algo de ruim o normal é chorar.Precisamos de passar , de viver os problemas, mas não a vida toda se lamentando.
Que atitude tenho de tomar? Neemias orou e jejuou; e você ?

• Fique certo que todo mundo tem problemas: o rico, o pobre, o patrão, o empregado;
(João 16:33)- Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.

• Por maior que seja o meu problema, eu posso ser usado para ajudar os outros.Mesmo quando acho que tenho pouco tem alguém que tem menos do que eu, que precisa de mim...
(II Corintios 8:1-3) - TAMBÉM, irmãos, vos fazemos conhecer a graça de Deus dada às igrejas da Macedônia; - porque, no meio de muita prova de tribulação, manifestaram abundância de alegria, e a profunda pobreza deles superabundou em grande riqueza da sua gene.

• Pare de olhar para si e olhe para o lado . Deixe de ser Egocentrico e seja Cristocentrico. Deixe de pensar só em você, pense que sempre tem alguém que você possa ajudar...

• Quando eu começo a ajudar os outros meus problemas são solucionados.Lembro de quando parei de pregar e orar minha vida ficou pior , os problemas multiplicaram..
Mas agora minha vida está nas mãos do GRANDE EU SOU, DO DEUS TODO PODEROSO...

(Gálatas 6:9)- E não nos cansemos de fazer bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não houvermos desfalecido.
• Semear é opcional , mas a colheita é obrigatória. Só iremos colher se plantarmos...


ETAPAS DA ORAÇÃO DE NEEMIAS
1 - (Neemias 1:5) - E disse: Ah! SENHOR Deus dos céus, Deus grande e terrível! Que guarda a aliança e a benignidade para com aqueles que o amam e guardam os seus mandamentos;
Neemias reconhece a soberania de DEUS . DEUS é soberano.
(Filipenses 4:13)- Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece.

2 - (Neemias 1:6-7) - Estejam, pois, atentos os teus ouvidos e os teus olhos abertos, para ouvires a oração do teu servo, que eu hoje faço perante ti, dia e noite, pelos filhos de Israel, teus servos; e faço confissão pelos pecados dos filhos de Israel, que temos - De todo nos corrompemos contra ti, e não guardamos os mandamentos, nem os estatutos, nem os juízos, que ordenaste a Moisés, teu servo.
Confissão e reconhecimento de quem ele era.É fácil apontar os erros dos outros . Confesse as suas limitações....

3 - (Neemias 1:8-9) - Lembra-te, pois, da palavra que ordenaste a Moisés, teu servo, dizendo: Vós transgredireis, e eu vos espalharei entre os povos. - E vós vos convertereis a mim, e guardareis os meus mandamentos, e os cumprireis; então, ainda que os vossos rejeitados estejam na extremidade do céu, de lá os ajuntarei e os trarei ao lugar que tenho escolhido para ali fazer habitar o meu nome.
Nemias ora com a palavra.
(Jeremias 1:12) - E disse-me o SENHOR: Viste bem; porque eu velo sobre a minha palavra para cumpri-la.

4 - (Neemias 1:11) - Ah! Senhor, estejam, pois, atentos os teus ouvidos à oração do teu servo, e à oração dos teus servos que desejam temer o teu nome; e faze prosperar hoje o teu servo, e dá-lhe graça perante este homem. Então era eu copeiro do rei.
Neemias tem objetividade; diga o que quer . Diga para DEUS o que você precisa, o que você quer seja direto e objetivo.

  1. DEUS não despreza o potencial do homem; você precisa acreditar em você.
  2. DEUS não vai mover uma palha: se você pode agir, se você tem condições, se você é capaz.
  3. Não fique de braços cruzados: MILAGRE: é quando você não pode fazer, o impossível cabe a DEUS mas o possível é a você....
  4. Deus não vai enviar um anjo com as respostas em uma caixinha...
  5. LUTE,BATALHE, ORE, JEJUE, CLAME...
  6. NEEMIAS usou o potencial dele , você vai ter que usar o seu potencial.
  7. Para conquistar a vitória é em etapas . Não tente pular, você pode perdê-la...
.

ETAPAS DA ORAÇÃO DE NEEMIAS PARA SAIR DA DIFICULDADE ...

1-(Neemias 2:1) - SUCEDEU, pois, no mês de Nisã, no ano vigésimo do rei Artaxerxes, que estava posto vinho diante dele, e eu peguei o vinho e o dei ao rei; porém eu nunca estivera triste diante dele. (Neemias 2:2) - E o rei me disse: Por que está triste o teu rosto, pois não estás doente? Não é isto senão tristeza de coração; então temi sobremaneira.
Neemias era alegre, fazia com boa vontade...

A importância do estado de espírito...
Neemias respondeu porque o Rei perguntou...

2-(Neemias 2:3) - E disse ao rei: Viva o rei para sempre! Como não estaria triste o meu rosto, estando a cidade, o lugar dos sepulcros de meus pais, assolada, e tendo sido consumidas as suas portas a fogo?
Neemias não era puxa-saco, por isso o Rei reconheceu o elogio...
Quem precisa tem que vir por baixo, neemias foi inteligente e humilde ...

3-(Neemias 2:4) - E o rei me disse: Que me pedes agora? Então orei ao Deus dos céus,
Neemias clamou a DEUS a direção certa
Você tem pedido a direção de DEUS em sua vida?

4-(Neemias 2:5) - E disse ao rei: Se é do agrado do rei, e se o teu servo é aceito em tua presença, peço-te que me envies a Judá, à cidade dos sepulcros de meus pais, para que eu a reedifique.
Quem tem domínio não gosta de ser peitado. É principio.Neemias foi humilde, respeitou .
Neemias foi submisso...

5-(Neemias 2:6) - Então o rei me disse, estando a rainha assentada junto a ele: Quanto durará a tua viagem, e quando voltarás? E aprouve ao rei enviar-me, apontando-lhe eu um certo tempo.
Neemias era um homem de palavra, as pessoas perdem porque mentem , enganam; Neemias conquistou porque era um homem verdadeiro...

6-(Neemias 2:7) - Disse mais ao rei: Se ao rei parece bem, dêem-se-me cartas para os governadores dalém do rio, para que me permitam passar até que chegue a Judá.
Neemias foi sábio pediu por etapas...

7-(Neemias 2:8) - Como também uma carta para Asafe, guarda da floresta do rei, para que me dê madeira para cobrir as portas do paço da casa, para o muro da cidade e para a casa em que eu houver de entrar. E o rei mas deu, segundo a boa mão de Deus sobre mim.
Neemias conquistou por etapas, foi conseguindo com o REI tudo que precisava....
Com inteligência... pediu por etapas


8- (Neemias 2:10)- O que ouvindo Sambalate, o horonita, e Tobias, o servo amonita, lhes desagradou extremamente que alguém viesse a procurar o bem dos filhos de Israel.
Prepara pois a vitória incomoda muita gente, no caminho da vitória tem adversidade...
(Neemias 6:3) - E enviei-lhes mensageiros a dizer: Faço uma grande obra, de modo que não poderei descer; por que cessaria esta obra, enquanto eu a deixasse, e fosse ter convosco?
Siga em frente , continua, a vitória de DEUS está perto...
Meu irmão prepara todos que te perseguem vão ver a poderosa MÃO-DE-DEUS sobre a sua vida....
(Neemias 6:15)- Acabou-se, pois, o muro aos vinte e cinco do mês de Elul; em cinqüenta e dois dias.
(Neemias 6:16) - E sucedeu que, ouvindo-o todos os nossos inimigos, todos os povos que havia em redor de nós temeram, e abateram-se muito a seus próprios olhos; porque reconheceram que o nosso Deus fizera esta obra.
Creia Deus vai fazer em sua vida, o que DEUS vai fazer ninguém impediraá...
(Isaías 43:13)- Ainda antes que houvesse dia, eu sou; e ninguém há que possa fazer escapar das minhas mãos; agindo eu, quem o impedirá?